quinta-feira, 2 de abril de 2015

QUINTA FEMININA: O legado das mulheres na historia do automóvel

Bertha e ao fundo, o veículo que marcou seu pioneirismo 

Bertha Benz foi a primeira mulher a dirigir um carro na historia, mas somente nove anos depois da invenção do primeiro automóvel movido por um motor de combustão interno, em 1876. Karl Benz, inventor do primeiro carro moderno e marido de Bertha, construiu três modelos que nunca haviam percorrido mais de 20 km. E foi um destes que Bertha, em 1885 conduziu, atingindo 13 km/h. Além disso, o conhecimento que adquiriu na empresa do marido, sobre produção e mecânica lhe ajudou em sua primeira viagem de longa distância, a primeira também de um automóvel.

Cartaz destaca sua viagem ousada

Em agosto de 1888, a alemã e seus dois filhos percorreram 104 km, partindo de Manhein para Pforzheim, num Benz Motorwagen nº3. Durante o percurso, eles encontraram várias dificuldades, desde a falta de combustível até problemas mecânicos, que Bertha soube resolver com tamanha destreza. Além da audácia, Bertha queria provar ao seu marido que o invento poderia ser comercializado.

Habilitação

Foi somente em 1899, que uma francesa, a Duquesa d'Uzés a tornar-se a primeira mulher habilitada a dirigir no mundo. Passados dois meses de habilitada, a duquesa foi convidada a apresenta-se no tribunal por ter circulado em Bois de Boulogne à 15 quilômetros, o que era considerado um exagero, uma vez que em Paris os carros circulavam à 12 km/h. O Brasil também tem suas pioneiras: Maria José Pereira Barbosa Lima e Rosa Helena Schorling, que aprendeu a dirigir muito cedo, aos 12 anos, no automóvel de seu pai, um Opel 1895, com direção do lado direito e câmbio e freio do lado de fora.

Esse pioneirismo foi encorajador a muitas mulheres. No início do século XX, muitas se sentiram motivadas a fazer o mesmo, principalmente nos Estados Unidos.

Invenção

Em 1903, graças ao senso de observação da norte-americana Mary Anderson , em uma viagem a Nova Iorque, ao perceber que sempre que chovia os motoristas de bondes 
precisavam abrir as janelas para poder enxergar. Pensando em facilitar a vida desses condutores, criou um braço oscilante com uma lâmina de borracha, operado pelo condutor no interior do veículo através de uma alavanca. Somente em 1916, os limpadores de para-brisa se tornaram equipamento padrão em todos os automóveis americanos. Hoje, são peças indispensáveis em todo e qualquer carro.

Automobilismo

Também uma francesa foi a primeira mulher-piloto da história. Madame Camille Du Gast, pianista, esportista profissional em equitação, alpinismo, esgrima, caça, tiro e para-quedismo. Então com 31 anos, participou de seu primeiro rally Paris-Berlim, em 1901, ficando em 33° lugar. Em 1903, correu no rally Paris-Madrid e chegou em 45° lugar na prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário