sábado, 25 de abril de 2015

Biblioteca Mario de Andrade comemora 90 anos e reverencia os 70 anos de morte de seu patrono

Sonho realizado do patrono Mario de Andrade, morto há 70 anos
Mesmo diante do desafio de levar os navegantes da internet para conhecer o acervo de mais de 3 milhões de títulos, o novo diretor da Biblioteca Mario de Andrade, localizada na região central de São Paulo, adotou como estratégia a liberação do sinal de wi-fi para todos os que estão trabalhando, estudando ou de passagem ao redor da biblioteca.

Luiz Bagolin, professor do Instituto de Estudos Brasileiros, o IEB, da Universidade de São Paulo, e diretor da biblioteca, em entrevista ao Jornal da USP, contou que a Mario de Andrade recebe diariamente 1.200 pessoas, o que faz dela a biblioteca de maior frequência no país. “Dispomos de uma das mais relevantes coleções públicas de periódicos da América Latina. Temos também um acervo representativo de arte, que foi criado pelo crítico e escritor Sérgio Milliet, diretor da biblioteca de 1943 a 1959". São as metas de Mário de Andrade, patrono da biblioteca, e do crítico Sérgio Milliet que o professor Bagolin vem procurando resgatar ao firmar a sua integração no cotidiano da cidade. E explica que em 2013, recebeu o convite do então secretário de Cultura, Juca Ferreira, para fazer o diagnóstico da situação da biblioteca, que passou por uma grande reforma em 2008. “Mas logo que entreguei o relatório com os planos de ações para reestruturá-la, fui surpreendido com o convite para ser o diretor. O primeiro desafio foi expandir a biblioteca até a periferia de São Paulo, valorizando os movimentos e a cultura dos bairros através de uma programação de música, cinema, teatro e exposições de arte.”

Acervo conta com milhares de livros, periódicos e documentos
Importante também é o processo de catalogação on-line de toda a coleção de obras raras, que conta com o um acervo com mais de 50 mil volumes de livros, 20 mil volumes de periódicos e 10 mil documentos, incluindo manuscritos, alguns de fotografias originais, gravuras, desenhos, cartões-postais e moedas. Entre as preciosidades estão nove exemplares de incunábulos, ou seja, livros impressos antes de 1500, e várias obras raras sobre o Brasil, algumas com poucos exemplares no mundo. Há ainda álbuns fotográficos originais dos séculos 19 e 20, como os de Marc Ferrez, Militão de Azevedo e Washington Luís.

Outro desafio do diretor Luiz Bagolin é o tombamento do prédio da Biblioteca, do acervo de obras raras e da praça Dom José Gaspar pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. “O edifício é tombado pelo Conpresp e pelo Condephaat. Mas estamos nos mobilizando para conseguir o tombamento na esfera federal”.

O sonho do patrono, morto há 70 anos

Localizado no coração da cidade, na rua da Consolação, o prédio – hoje modernizado e restaurado – foi inaugurado em 1942, na gestão do prefeito Prestes Maia e do diretor da biblioteca Rubens Borba de Moraes. O projeto foi criado pelo arquiteto francês Jacques Pilon para abrigar a Biblioteca Municipal de São Paulo, fundada em 1925, que funcionava na rua 7 de Abril. O crescimento do acervo e dos serviços impulsionaram a mudança para o novo edifício, que nasceu de um sonho de Mário de Andrade. Nos anos 30, ele dirigiu o Departamento de Cultura da Municipalidade Paulistana, que se tornaria a atual Secretaria Municipal da Cultura. Naquela época, o escritor já defendia a ideia de uma biblioteca que abrigasse a história cultural da cidade e do Brasil.

Para comemorar os 90 anos de fundação da Biblioteca Mário de Andrade e reverenciar os 70 anos da morte de seu patrono, a cidade ganha uma programação cultural diversificada que traz, como bem define o diretor Luiz Bagolin, as diversas narrativas do livro. “Estamos com uma programação intensa”, observa Tarcila Lucena, supervisora de Ação Cultural. Seminários, palestras, shows, peças de teatro vão ser exibidos no decorrer de todo o ano, tendo como referência o pensamento multicultural de Mário de Andrade.
Os eventos da programação de 90 anos da Biblioteca Mário de Andrade são gratuitos e estão sendo realizados no edifício da biblioteca, na rua da Consolação, 94, telefone (11) 3775-0002.
Foto do prédio: Gabriela Biló/Futura Press/Folhapresse
Foto interior: Trip advisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário