segunda-feira, 27 de abril de 2015

Pais devem reduzir o número de horas gastas com a televisão

Não é de hoje que se sabe o quão prejudicial é para as crianças assistir televisão, principalmente para as que ainda estão nos jardins de infância, tornando-se ruim para o desenvolvimento intelectual e a saúde física. Pois, um mais recente estudo da Universidade da Virgínia, dos Estados Unidos, mostrou que até mesmo uma hora sentado na frente da televisão pode demais.

O estudo, divulgado na Revista NewsWeek, descobriu que as crianças pequenas, do jardim às primeiras séries, que assistiram cerca de uma hora de televisão por dia eram pelo menos 50% mais propensos a ter excesso de peso, em comparação com aquelas que assistiram menos de uma hora.

No estudo, os cientistas compararam três grupos de crianças. as que assistiram a menos de uma hora por dia, as que assistiram de uma a duas horas e as que assistiram mais do que duas horas diárias. Crianças que assistiram de uma a duas horas foram mais pesadas do que as que assistiram a menos de uma hora, e quase tão pesadas quanto aquelas que assistiram a mais de duas, segundo o autor do estudo, Dr. Mark DeBouer.

Com base nesses resultados, o meio científico recomenda não mais do que uma hora de televisão por dia, cujos limites devem ser impostos pelos pais. Além de substituir o tempo de televisão por atividades físicas e educacionais. A Academia Americana de Pediatria atualmente sugere que as crianças assistam menos de duas horas, o que para DeBouer pode ser muito. Hoje, o tempo média gasto com a televisão é de 3 horas e 18 minutos.

No então, o curioso foi que o mesmo estudo não obteve correlação entre o computador e o gasto calórico. A explicação para o aumento de peso com a televisão, para os estudiosos é que assistir televisão reduz o gasto energético, diminui o sono e aumento de oportunidades de comer em função dos comerciais de alimentos não-saudáveis durante a programação.

Ilustração: Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário