domingo, 26 de abril de 2015

Psicofobia: você sofre desse mal?

Preconceito faz com que portadores de transtornos se isolem
Se você é do tipo de pessoa que costuma julgar como frescura a pessoa que por ventura sofra de uma doença psiquiátrica como a depressão, cuidado pois você pode sofrer de psicofobia e nem se dar conta.

Entende-se por psicofobia o preconceito por portadores de deficiência e transtorno mental.

Ao longo da história, doentes mentais foram acusados de bruxaria ou de serem possuídos pelos demônios ou até mesmo servos do diabo. Nos tempos modernos, quando foi desenvolvida a Psiquiatria e a Psicologia verificou-se que essas pessoas tinham doenças mentais e não demônios ou quaisquer outras explicações acima mencionadas. O preconceito contra os portadores de doenças mentais ainda é muito grande e apenas a informação sobre o assunto pode diminuí-lo.

Em matéria, a Revista Época explicou a origem do termo. Pouco antes de morrer, o humorista Chico Anysio decidiu entrar na luta contra o preconceito que cerca as doenças mentais. Ele sofria de depressão e, num sábado à tarde, recebeu em casa o médico Antonio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, a ABP, para gravar um depoimento.

Durante a conversa, Chico fez um comentário e uma sugestão:


- Antigamente, existiam carros usados. Agora chamam de "seminovos". As coisas hoje tem esses nomes. Crie um nome para o preconceito.


O conselho do comunicador não foi esquecido. Muitas reuniões depois, a ABP lançou o termo "psicofobia". Atualmente, ele é adotado para designar atitudes preconceituosas e discriminatórias contra as deficiências e os transtornos mentais. O uso da palavras se disseminou. Avanços já foram feitos e a psicofobia pode virar crime. O senador Paulo Davim (PV-RN) propôs uma emenda para incluir esse tipo de preconceito no projeto de lei de reforma do Código Penal Brasileiro. Cerca de 23 milhões de pessoas (12% da população) necessitam de algum atendimento em saúde mental no Brasil, segundo uma estimativa conservadora da Organização Mundial da Saúde. Quem sofre de depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outras doenças, sabe que o preconceito se manifesta de formas variadas e perversas.


Muita gente acredita que os doentes mentais são violentos. As notícias sobre crimes ajudam a perpetuar essa crença. 93% das pessoas com doença mental não são violentas, mas isso nunca é notícia, segundo o professor Wagner Gattaz, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.



Por dentro do Projeto de Lei que torna Psicofobia crime

A psicofobia trata-se de um projeto de lei que tem por base os Direitos Humanos, visto esta emenda criminal lidar com a Dignidade da Pessoa.


Quem sofre de depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outras doenças, sabe que o preconceito se manifesta de formas variadas e perversas. Assim, o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, a ABP, Antônio Geraldo da Silva, saiu em campo e levou uma proposta de criminalização da psicofobia até o parlamento. O senador Paulo Davim reconheceu que os números apresentados são alarmantes e é preciso agir rápido para evitar que o preconceito contra os portadores de transtornos e deficiências mentais se torne mais um problema de direitos humanos.


Em Audiência Pública ocorrida no Senado Federal, ele solicitou emenda para redação nos arts. 472, 475 e 476 e ao título da Seção I do Capítulo VI do Título XVI do Projeto de Lei para que a pena seja prisão de dois a quatro anos ao preconceito e discriminação contra o gênero, crimes contra pessoas com transtorno mental ou deficiência. O projeto encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, aguardando designação do relator.

Há ainda tramitando no Senado, um Projeto de Lei de nº264 que pretende instituir o dia 12 de abril, como o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia.

3 comentários: