quarta-feira, 1 de junho de 2016

Suicídio precisa deixar de ser tabu, defende OMS

De acordo com a OMS, 800 mil pessoas cometem suicídios
todos os anos. E para cada caso fatal há pelo menos outras
20 tentativas fracassadas
       Um meio de solução para os problemas? Fuga por não saber lidar com determinadas situações? Sem quais forem, os argumentos para justificar um suicídio podem ser muitos, mas sempre terão alguma correlação com aspectos psicológicos. E ainda que os problemas pelos quais as pessoas passam possam ser comuns ou corriqueiros, fato é que muitas ainda recorrem a ele como última - ou única - solução. 

      É bem provável que, em determinado momento da vida, muitas pessoas já tenham pensado em suicidar-se. No entanto, "olhando para trás", estes indivíduos irão perceber que foi possível sobreviver aos problemas; ainda que a solução encontrada para lidar com a difícil situação não tenha sido a mais fácil a ser enfrentada.

      Um estudo mostra que o suicídio mata mais jovens que o vírus do HIV em todo mundo. A doença que nas décadas de 80 e 90 era um atestado certo de morte, duas décadas depois já está a um passo de ter a cura descoberta; sem contar que a qualidade de vida das pessoas infectadas tenham melhorado consideravelmente nos últimos anos. E enquanto isso, o suicídio cresce sem que os pesquisadores consigam encontrar um meio para evitá-lo.

       Segundo estatísticas, tirar a própria vida já é a segunda principal causa de morte em todo o mundo para pessoas de 15 a 29 anos de idade. No Brasil, o índice de suicídios nesta faixa-etária é de 6,9 casos para cada 100 mil habitantes, uma taxa relativamente baixa para países que lideram o ranking - Índia, Zimbábue e Cazaquistão, têm mais de 30 casos. "O suicídio é uma assunto complexo. Normalmente não existe uma razão única que faz alguém decidir se matar. E o suicídio juvenil é ainda mais estudado e compreendido", diz Ruth Sunderland, diretora do ramo britânico da ONG Samaritanos, em matéria veiculada no portal G1 no ano passado. 

         Talvez por isso, a Organização Mundial de Saúde defende o argumento de que o assunto tem que deixar de ser tabu. Não à toa, muitos veículos de comunicação evitam noticiar casos de mortes tendo o suicídio como causa, pois acreditam que isso pode levar a novos casos. Parece que não é isso o que a realidade mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário