2016. Ano em que o samba completa 100 anos. Tudo começou em 1916, quando o músico e compositor carioca criou a canção Pelo Telefone, considerada a precursora do gênero. Para comemorar a data, os Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores promoverão, no segundo semestre, uma série de atividades no exterior sobre o gênero musical, como oficinas, espetáculos, seminários e programas de rádio. O samba vai correr o mundo.
Destaque
Estão previstos espetáculos musicais de novos talentos do samba em cidades como Berlim, Madri, Cidade do México, Los Angeles, São Francisco, Boston, Havana e Bridgetown, em Barbados. Além disso, ocorrerão seminários sobre o samba em universidades do exterior, entre elas, Harvard e UCLA, nos Estados Unidos, e no Instituto Politécnico Nacional, no México. Haverão também oficinas e aulas-demonstração para a criançada, na Suíça, Espanha, Bélgica, Tóquio, Palestina e Emirados Árabes.
Pelo Telefone
Composição de Ernesto dos Santos, mais conhecido como Donga, e do jornalista Mauro de Almeida, Pelo Telefone foi registrada em 27 de novembro de 1916 como sendo de autoria apenas de Donga, que mais tarde incluiu o jornalista como parceiro. Foi concebida, no Rio de Janeiro, em um famoso terreiro de candomblé da época, a casa da Tia Ciata, frequentada por grandes músicos. Por ter sido um grande sucesso e devido ao fato de ter nascido em uma roda de samba, de improvisações e criações conjuntas, vários foram os músicos que reivindicaram a autoria da composição. Originalmente, a melodia intitulava-se Roceiro.
Fonte e ilustração: MinC
Nenhum comentário:
Postar um comentário