segunda-feira, 13 de junho de 2016

Para onde vão os mosquitos no inverno?

O inverno é a melhor época para combater o inimigo que no
verão faz milhares de vítimas por conta das doenças que
transmite
      Com as chegada das baixas temperaturas não somos mais incomodados, diurna e noturnamente, pelos desagradáveis pernilongos que perturbam nosso sono e no dia seguinte nos deixam com coceiras generalizadas. Pior disso tudo, foi a presença do assustador Aedes Aegypti nos últimos anos, que muito mais que coceira, trouxe doenças que causaram milhares de mortes, além da sequelas nas crianças provocadas pelo vírus da Zika. Mas o frio chegou, e o que acontece com os pernilongos nessa época do ano? 

      Os pernilongos adultos não suportam as baixas temperaturas e simplesmente morrem, em geral quando o clima chega perto dos 15º C. A espécie não entra em extinção porque nem todos os pernilongos estão na fase adulta nessa época do ano. Durante o inverno, os ovos e as larvas do pernilongo passam a ter um metabolismo muito lento, que retorna seu desenvolvimento normal quando começa a esquentar de novo. "Essas fases aquáticas são muito duradouras e resistem ao inverno", explica o bioquímico José Maria Soares Barata, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Vale destacar que pernilongo é o nome popular dado a vários mosquitos da família Culicidae, sendo os mais conhecidos o Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya), o Anopheles sp. (vetor da malária) e o Culex sp. (pernilongo caseiro). Na fase adulta eles vivem, em média, de 30 a 90 dias.

        O ciclo de vida dos mosquitos é dividido em ovo, larvas, pupa e adultos.Esse ciclo é chamado de desenvolvimento holometábolo, o que quer dizer um desenvolvimento completo, não apresentando, portanto, um mosquito filhote que se torna adulto. Por isso, mais do que nunca, é necessário combater focos e criadouros a fim de se evitar um aumento no número de casos das doenças como ocorreu nos verões passados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário