O inverno é a melhor época para combater o inimigo que no verão faz milhares de vítimas por conta das doenças que transmite |
Os pernilongos adultos não suportam as baixas temperaturas e simplesmente morrem, em geral quando o clima chega perto dos 15º C. A espécie não entra em extinção porque nem todos os pernilongos estão na fase adulta nessa época do ano. Durante o inverno, os ovos e as larvas do pernilongo passam a ter um metabolismo muito lento, que retorna seu desenvolvimento normal quando começa a esquentar de novo. "Essas fases aquáticas são muito duradouras e resistem ao inverno", explica o bioquímico José Maria Soares Barata, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Vale destacar que pernilongo é o nome popular dado a vários mosquitos da família Culicidae, sendo os mais conhecidos o Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya), o Anopheles sp. (vetor da malária) e o Culex sp. (pernilongo caseiro). Na fase adulta eles vivem, em média, de 30 a 90 dias.
O ciclo de vida dos mosquitos é dividido em ovo, larvas, pupa e adultos.Esse ciclo é chamado de desenvolvimento holometábolo, o que quer dizer um desenvolvimento completo, não apresentando, portanto, um mosquito filhote que se torna adulto. Por isso, mais do que nunca, é necessário combater focos e criadouros a fim de se evitar um aumento no número de casos das doenças como ocorreu nos verões passados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário