domingo, 26 de junho de 2016

Descaso à ameaça de extinção das girafas africanas

Na África, número de girafas está em torno dos 90 mil
        De acordo com o IBTimes, atualmente, na África, há apenas 90 mil girafas selvagens, cujas populações diminuíram 40% desde 2001. Esse número é menor do que o de elefantes cuja população é estimada entre 450 mil e 700 mil. No entanto, especialistas temem que a extinção de elefantes possa ocorrer até 2025, e no caso das girafas não se tem nenhuma informação neste sentido.

         "Estou absolutamente espantado de que ninguém tem uma pista. Esta é uma extinção em silêncio. Algumas populações possuem menos do que 400 mil animais", declarou Julian Fennessy, diretor-executivo da Fundação para Conservação de Girafas, acrescentando que as girafas estão mais ameaçadas do que qualquer gorila ou outro grande mamífero do mundo. Elas já foram extintas em sete países da África. Nas regiões de Eritreia, Guiné, Mauritânia e Senegal as girafas já foram extintas, enquanto que na Angola, Mali e Nigéria é possível que já tenham sido extintas.

         E apesar dos números alarmantes, nem mesmo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza considerou essa extinção silenciosa, pois a organização ainda classifica a situação da girafa como menos preocupante. Cita apenas que a degradação de habitatis e a caça como as duas maiores ameaças enfrentadas pelas girafas. De acordo com o IBTimes, o aumento das populações humanas, a exploração de petróleo e os combustíveis também têm contribuído para esta redução.

          A notícia boa é que, algumas populações de girafa, como as que vivem no sul, ainda estão prosperando. 

Fonte: Agência de Notícias de Direitos dos Animais
Foto: África Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário