sábado, 25 de junho de 2016

Produção literária numa única plataforma

Um único espaço onde será possível abrigar toda a
produção literária brasileira
       Uma plataforma de gestão de metadados sobre a produção literária. Foi essa proposta apresentada pelo presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antonio Torelli ao ministro da Cultura Marcelo Calero. A Books in Print Brasileira é uma parceria entre a CBL e a empresa MVB, subsidiária da Associação de Editores e Livreiros Alemães.

        Por meio da ferramenta, editoras cadastrarão seus títulos, que poderão ser acessados por qualquer pessoa. Cada livro poderá ter diversas informações, como autor, capa, sinopse, entrevista com o autor, ficha catalográfica e ISBN, entre outras. 

        De acordo com o presidente, hoje cada editora tem seu próprio sistema de metadados, os quais não conversam entre si. Ou seja, não há um único local onde esteja disponível toda a produção literária brasileira. Por isso, com o Books in Print Brazil o público poderá, inclusive, saber qual livraria tem o livro que se deseja comprar.

        A versão beta da ferramenta, voltada a editores e livreiros, será lançada durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. E a versão final, aberta ao público, está prevista para entrar em operação em janeiro de 2017.

Fonte: Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário