sábado, 28 de março de 2015

Sua vida, sua historia em um acervo

Você sabia que a historia da sua vida pode fazer parte do acervo de um museu? Esqueça os livros. Fundado em 1991, o Museu da Pessoa tem o objetivo de construir uma Rede Internacional de Historias de Vida, com o intuito de registrar, preservar e disseminar historias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. É um acervo que revela de forma humana e pessoal, a diversidade de experiências e visões de brasileiros e brasileiras. Trata-se de um legado diferenciado da historia do país.
 
No Museu da Pessoa, além de visitar, toda pessoa pode também tornar-se parte do acervo ao registrar a historia da sua vida, assim como também ser um curador, na medida em que pode criar suas próprias coleções de historias, imagens e vídeos.
 
Para fazer parte do acervo, há quatro maneiras de participar. O interessado pode comparecer pessoalmente. Toda semana, o Museu recebe em sua sede pessoas interessadas em gravar um depoimento contando a sua historia de vida. Os depoimentos podem ser registrados em áudio, gravados em vídeo e coletados por entrevistadores especializados na metodologia de historias de vida. Ou então, gravados no estúdio itinerante Museu que Anda, por meio da Conte a Sua Historia. E também, enviar a historia por e-mail no portal do Museu da Pessoa. E através de projetos temáticos.
 
O Museu acredita que valorizar a diversidade cultural e a historia de cada pessoa como patrimônio da humanidade é contribuir para a construção de uma cultura de paz.
 
Todo filme conta uma historia de vida
Uma vida, uma historia
 
As narrativas, organizadas em uma base digital, podem servir para contribuir com a criação de diferentes perspectivas da nossa sociedade. Conhecer, por meio da escuta ou da leitura, um grupo de histórias de vida é uma maneira de expandir nossa visão do mundo, pois elas são uma peça de informação única, que nos mostra como as diferentes pessoas criam suas próprias realidades.
 
O acervo conta com 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 72 mil fotos e documentos digitalizados.
 
 
Para 2016, o Museu planeja o uso das 60 mil fotos e documentos do acervo do Museu da Pessoa para mostrar "Brasis" segundo a vida das pessoas. Histórias de pessoas de todas as profissões, idades e regiões do país serão apresentadas em documentários, webséries, coleções virtuais, publicações e uma grande exposição multimídia a ser realizada no Brasil e no Canadá. 
 
O Museu conta com um grupo de sócio-fundadores, conselho consultivo, conselho fiscal, diretoria-fundadora, comitê gestor, colaboradores, apoiadores, parceiros e patrocinadores.

Como participar
 
Todas as quintas-feiras o estúdio está aberto para ouvir uma nova historia. As entrevistas coletadas são transcritas, editadas e inseridas no portal do Museu. O agendamento prévio deve ser feito pelo telefone: 11-2144-7150 ou pelo e-mail: contesuahistoria@museudapessoa.net.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário