sexta-feira, 13 de março de 2015

Samba de Rainha, onze anos dedicados à Sua Majestade, o Samba

Grupo tem onze anos de estrada, lançou três álbuns e já representou o país em evento da ONU





Foto: Pya Lima
Foto: Gabriel Wickbold

Elas transformaram a paixão pelo samba em motivo de vida. Dividiram o palco com Tia Surica da Portela, Leci Brandão, Mart'nália, Preta Gil, entre outros. Nos shows, além das próprias canções, reverenciam as rainhas do samba, com versões singulares dos clássicos de Dona Ivone Lara, Alcione, Beth Carvalho e das saudosas Clara Nunes e Clementina de Jesus. São cinco mulheres a quem este blog presta homenagem neste mês de março, ainda em tempo para comemorar o Dia Internacional das Mulheres. São elas, as integrantes do grupo Samba de Rainha.

Na estrada há onze anos, com uma energia que contagia, o Samba de Rainha lançou três cds e se tornou um dos grupos mais populares de São Paulo. Por conta disso, já marcou presença em projetos como o Boteco Bohemia, o Espaço Brasil Telecom e a Virada Cultural de São Paulo, cuja apresentação reuniu três mil pessoas em plena madrugada. O grupo é formado pelas percussionistas, Aidée, Erica e Sandra, a cavaquinhista Thais e a vocalista Núbia.

Para estas meninas o céu é o limite. Prova disso, foi que em 2008 viajaram para a Europa na primeira turnê internacional do grupo. E nos oito shows durante o Carnaval de Portugal, obtiveram críticas positivas da imprensa local. De lá, seguiram para Londres, e como rainhas, cantaram na terra da monarquia a letra símbolo do grupo de maior influência no mundo do rock. Satisfaction, dos Rollings Stones, em ritmo de samba, chamou atenção da imprensa londrina, sendo destaque no The Guardian. Aqui no Brasil, entram para a trilha sonora da novela O Astro, da Rede Globo, em 2011, com a música Não Me Amarra Não. Em 2012, segundo palavras da própria embaixadora  do Brasil em Genebra, Maria Nazareth Farani Azevedo.representaram muito bem o Brasil na exposição "Mulheres que Fazem a Diferença", na Suíça, na sede das Organizações das Nações Unidas, a ONU.

Discografia:

-2004 - Lançam o primeiro álbum "Isso é Samba de Rainha", totalmente autoral, com dez músicas inéditas.
- 2008 - "Vivendo Samba", foi lançado com onze sambas de autoria do grupo e regravação da música Retalhos de Cetim, de Benito di Paula.
- 2010 - "Contrariando a Regra", com destaque para Não Me Amarra Não, também escolhida para fazer parte da coletânea "Beginner's Guide to Samba", lançada na Inglaterra.

Agenda:

- 15 de março - Vermont Itaim. Tel.:.: 3071-1320
- 21 de março - Quintal do Espeto Tatuapé, São Paulo. Tel.: 5095-6565
- 21 e 22 de março - Teatro Décio de Almeida Prado, São Paulo. Tel.: 3079-3438
- 28 e 29 de março - Teatro Flavio Império, São Paulo. Tel.: 2621-2719

contato: www.sambaderainha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário