quarta-feira, 4 de maio de 2016

Brasil ocupa o 99º lugar no ranking de liberdade de imprensa

Liberdade de imprensa corresponde à comunicação através
da mídia, enquanto a liberdade de expressão se aplica a
todas as formas de comunicação, como por exemplo, nas
artes
       De acordo com pesquisa de 2015 da ONG Repórteres Sem Fronteiras, o Brasil ocupa a 99ª posição no ranking da liberdade de imprensa - 12 posições acima do resultado de 2014. O índice leva em conta características como pluralidade de meios de comunicação, independência da mídia, transparência governamental, legislação e abusos contra jornalistas. A Mongólia foi o país que mais avançou em relação a 2014, pulou de 88º para 54º. Por outro lado, a Itália caiu 24 posições por conta do aumento de casos de jornalistas ameaçados pela máfia. Andorra teve a maior queda no ranking, passando da posição de número 5 para a 32ª.

       Entre os países da América, a Venezuela caiu 21 posições e ocupa o 137º lugar. No ranking geral, os dez primeiros lugares são ocupados por Finlândia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Suécia, Nova Zelândia, Áustria, Canadá, Jamaica, Estônia, Irlanda, Alemanha, República Tcheca, Eslováquia e Bélgica.

       A liberdade de imprensa, cuja comemoração mundial é datada no dia 3 de maio, é tida como positiva porque incentiva a difusão de múltiplos  pontos de vista, incentivando o debate, e por aumentar o acesso à informação e promover a troca de ideias de forma a reduzir e prevenir tensões e conflitos. Mas é vista como um inconveniente em sistemas políticos ditadoriais, quando normalmente reprime-se a liberdade de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário