sábado, 7 de maio de 2016

A Paris das luzes e da imponente torre

Pensadores iluministas trataram de questões
morais, religiosas e políticas
      Foi em 6 de maio de 1889, que os franceses reconheceram Paris como a Cidade-Luz. Mas engana-se quem pensa que Paris recebeu esse nome só por causa da quantidade de lâmpadas ou pelo pioneirismo em eletricidade. 

      Foi por conta de um movimento, o Iluminismo, ou Século das Luzes, que a cidade ganhou esse apelido. Após o período das "trevas" da Idade Média, no século 18 intelectuais tentavam explicar o universo com a razão e a Ciência. E iluminavam a mente humana com filosofia. As mentes mais iluminadas nas diversas vertentes das artes eram atraídas para Paris. Pintores, escultores, arquitetos, músicos, bailarinos, artistas de todo o mundo mudaram para Paris, que se tornou o maior centro de artes do mundo, do bom gosto, do refinamento Por este motivo, Paris, uma das capitais europeias que abrigaram o movimento, ficou conhecida com o Cidade Luz. 


      A invenção dos postes de iluminação pública com lâmpadas a óleo para enfeitar só reforçou sua fama, no começo do século 20. No ano de 1667, a cidade enfrentava uma explosão de violência urbana, e o rei Luis XIV nomeou Gilbert Nicolas de la Raynie o novo general da polícia Sua missão: acabar com a criminalidade que assolava os parisienses. E uma das soluções encontradas pelo novo general para dispersar os criminosos foi iluminar Paris a noite. As luminárias tipo candeeiros que já existiam na época foram substituídas por grandes tochas. Nem mesmo os becos e ruelas mais afastados forma poupados da nova iluminação. E se Paris antes já era iluminada, depois dessa medida ficou ainda mais.


Foi também na mesma data, 6 de maio de 1889
 que a torre Eiffel foi aberta para visitação
      E agora, em pleno século 21, as luzes parisienses são outras e continuam a encantar o mundo. A técnica de eletricidade virou arte. E quando anoitece, o show de luzes transforma a capital francesa em outra cidade. Os monumentos e símbolos e símbolos arquitetônicos sob os holofotes são um espetáculo imperdível, assim como os diversos jardins e espelhos d'água cintilantes.

      A gótica catedral de Notre-Dame, por exemplo, se destaca noturnamente em meio a sombras e luzes. Os barcos piscantes  do rio Sena jogam ainda mais luz sobre o mosaico urbano. 

     Na torre Eiffel mais de 20 mil mini-lâmpadas brilham em ritmo dançante a toda hora. A historia deste imponente monumento também data de 6 de maio de 1889. Foi neste ano que o governo francês anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento a ser construído no Campo de Marte, no centro de Paris. O projeto escolhido foi do engenheiro Gustave Eiffel. Com seus 324 metros de altura, possuía 7,300 toneladas quando foi construída, e considerada na época, a estrutura mais alta do mundo.

Fonte: Historia do Mundo e Wikipedia
Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário