domingo, 8 de maio de 2016

A importância de agasalhar os pets em dias de baixas temperaturas

Os acessórios não podem causar
desconforto ao animal
     O inverno chega e, às vezes, as pessoas não se dão conta de que os animais também precisam de uma atenção redobrada nestes dias de baixas temperaturas. Afinal, é necessário colocar roupas nos peludos? A crença popular acredita que não, afinal eles não precisariam de acessórios para aquecer o corpo como acontece com os humanos. Nem sempre.

     Muitas pessoas consideram vaidade animais agasalhados em dias de frio, pois acreditam que os pelos, por serem a proteção natural dos animais e contribuírem para que sintam menos os efeitos do frio, sejam suficientes. Mas em alguns casos os animais de pelagem muito curta ou recentemente tosados necessitam de roupas sim. Para o professor José Luiz Lopes, do Departamento de Morfologia da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, não existe malefício algum em agasalhar os pets, mas desde que o acessório não esteja apertado para não comprometer a respiração do animal. 

      As raças de pelo muito curto ou sem pelo são exclusivas de climas tropicais. No entanto, devido aos processos de criação ou do deslocamento de certos criadores, acabaram vivendo em situações climáticas que oferecem condições para os quais não foram preparados. 

     Assim como os filhotes, os animais idosos têm um sistema de imunidade mais delicado e são mais propensos a desenvolver doenças por causa do frio. Além disso, os que têm artrose, calcificações na coluna ou hérnia de disco podem sentir dor quando expostos à baixa temperatura. Cães e gatos também podem ficar gripados e ter pneumonia. Se o pet espirrar com frequência, tossir e apresentar nariz escorrendo, os donos devem ficar atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário