Prédio foi destruído em 2008 após um incêndio |
O Cultura Artística é um marco na história contemporânea das práticas artísticas do Brasil, um símbolo do movimento espontâneo da própria sociedade para o desenvolvimento de atividades culturais, na qual as iniciativas deixaram de depender do Estado com um propósito de priorizar a arte brasileira e a cultura tradicional. O valor artístico está atribuído ao painel de afresco do pintor brasileiro Di Cavalcanti, elemento de maior destaque na fachada.
Em 1950, a Cultura Artística inaugurou o seu próprio teatro na Rua Nestor Pestana. A casa abrigou concertos e peças teatrais até ser destruído por um incêndio em 2008. Assim, desde o incêndio, os esforços da instituição se dividem entre manter a altíssima qualidade de sua programação e a captação de recursos para a reconstrução do Teatro Cultura Artística.
A proposta é que o novo Cultura Artística funcione diariamente, cuja programação deverá incluir música erudita e popular, dramaturgia, dança, ópera, artes plásticas e ações educativas |
Assinado por Paulo Bruna, sucessor do escritório de Rino Levi, arquiteto responsável pelo primeiro Teatro Cultura Artística, o projeto arquitetônico do teatro renovado conta também com a colaboração de um dos maiores especialistas mundiais em teatros, o Theatre Projects Consultants (Grã-Bretanha e Estados Unidos).
O teatro terá acesso direito pela Praça Roosevelt, cuja elevação do palco para o primeiro andar das novas instalações vai liberar o térreo para a circulação do público e para serviços. E contará com duas salas.
Ao longo de 2014, foram finalizados o detalhamento e a compatibilização do projeto arquitetônico executivo que servirá de base para a construção do novo Teatro Cultura Artística. Ainda em 2014, foi obtido o alvará de aprovação da obra e o alvará de execução, último documento necessário foi emitido em junho deste ano. O novo edifício abrigará outras atrações culturais, além dos concertos e peças de teatro
Fonte: Ministério da Cultura
Portal do Cultura Artística
Nenhum comentário:
Postar um comentário