Baixo estoque favorece apenas os prematuros, os recém-nascidos com baixo peso e os que são alérgicos ao leite industrializado |
Apesar das campanhas, a principal delas, no começo do mês de setembro, quando se comemora a Semana do Aleitamento Materno, não chega a ser suficiente para conscientizar mães sobre a importância de doar o leite durante o ano todo.
Prova disso é que em Botucatu, o Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista, a Unesp, precisa com urgência de doações de leite. O banco já apresenta déficit de doações desde setembro, quando foram coletados apenas 29 litros (contra 50 litros em agosto), e no mês de outubro, apenas 17,5 litros.
A consequência disso é que nem todos os bebês poderão consumir leite materno. O Banco de Leite procura oferecer só o leite materno para os bebês internados, mas quando o estoque está baixo, a prioridade ao leite materno são os bebês prematuros, os recém-nascidos com baixo peso ou os que têm alergia à fórmula industrializada.
A doação é importante porque o leite humano é rico em nutrientes essenciais para os recém-nascidos. As doações podem ser feitas por lactantes que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas, ou façam uso excessivo de álcool. Mais informações podem ser obtidas com o Banco de Leite Humano através do telefone 14-3811-6410.
Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano
A Rede BLH tem por missão a promoção da saúde da mulher e da criança mediante a integração e a construção de parcerias com órgãos federais, a iniciativa privada e a sociedade. O Banco de Leite de Botucatu pertence à Rede. Clique aqui e encontre informações e endereços de todos os Bancos de Leite Humano do Brasil.
Fonte: Unesp
Nenhum comentário:
Postar um comentário