domingo, 8 de novembro de 2015

Cães também sofrem de depressão

Assim como a humana, a depressão canina pode acontecer por
um motivo específico ou não. Mas mudanças no ambiente ou
circunstância de vida do animal podem desencadear um
quadro de depressão
     Animais rotineiros, os cachorros precisam de um padrão horário para encontrar a estabilidade e sentir que controlam todos e cada um dos elementos que fazem parte do seu meio. No entanto, quando alguma coisa falha ou é alterada eles podem entrar num estado de ansiedade ou estresse que, se não identificado e tratado, pode levar a um quadro de depressão. Aliás, os transtornos emocionais são condições muito comuns nos cachorros, mas difíceis de detectar.

Possíveis sinais de depressão

     Existem determinadas raças de cachorros mais suscetíveis a desenvolver depressão, como é o caso das raças Terrier, devido ao caráter e personalidade. Em geral, um cachorro em estado depressivo perde o interesse na socialização e em brincar com outros cães. E apresenta uma clara apatia em relação a seus donos e a outras pessoas.

      É possível também que comece a caminhar mais lentamente e altere os hábitos alimentares. Em geral, costumam perder o apetite, provocando uma considerável perda de peso. Mas, o contrário também pode ocorrer, quando ele passa a comer excessivamente até deixar o pote vazio. Além de passar a beber água com mais frequência.

      O cachorro com depressão dormirá bem mais do que deve, ou então, não conseguirá dormir. E um alerta importante é que o cachorro depressivo pode chorar ou granir sem motivo aparente. Muitos cachorros recorrem a este gesto para pedir ajuda ao seu dono e conseguir do dono sua atenção. Podem ainda apresentar outras mudanças de comportamento como ir de um lado para o outro ou esconder-se em um canto da casa.

      Portanto, se o seu cachorro apresentar alguns destes sintomas e você desconfiar que ele possa estar sofrendo por causa de um estado de depressão, não hesite em levá-lo ao veterinário. Porém, vale lembrar que todos estes sintomas não são típicos apenas de um quadro de depressão e podem se manifestar em função de outras doenças. Por isso, na dúvida, o médico poderá dar o diagnóstico correto.

Fonte: Cultura Mix
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário