domingo, 22 de novembro de 2015

Os cuidados na administração de antibióticos em animais

O uso inadequado de antibióticos pode levar ao aparecimento
de bactérias resistentes
      Encerra no próximo dia 22 de novembro a semana escolhida pela Organização Mundial de Saúde Animal para conscientizar autoridades, profissionais de Medicina Veterinária, produtores rurais e donos de animais de estimação sobre o uso responsável de antibióticos.

     A Semana Mundial de Conscientização sobre Antibióticos é um alerta sobre os riscos sanitários associados à resistência aos antibióticos e incentivo às boas práticas no uso desses medicamentos. Com isso, a Organização Mundial espera reduzir, em todo o mundo, o surgimento e a propagação de bactérias resistentes.

     Em humanos, o antibiótico só é comercializado mediante receita médica, enquanto que nos animais é usado sem nenhum controle e fiscalização do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Por isso, o Conselho Federal de Medicina Veterinária, há alguns anos, tem buscado, junto ao Ministério, o estabelecimento da comercialização de medicamentos de uso veterinário apenas sob prescrição do médico veterinário. A preocupação da entidade médica é que o uso indiscriminado pode chegar ao ponto de não se encontrar antibióticos que venham a combater bactérias resistentes, provenientes do uso indiscriminado do medicamento.

     Portanto, produtores rurais e donos de animais de estimação devem usar antibióticos apenas prescritos pelos médicos veterinários e respeitar a quantidade e a duração do tratamento, mesmo que o animal esteja aparentemente recuperado. Além disso, vale lembrar da importância das vacinas indicadas para cada animal e adotar boas práticas para prevenir infecções. E sempre comprar antibióticos de procedência comprovada.

Fonte: Conselho Federal de Medicina Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário