quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Brasileiro descobre a maior árvore tropical do mundo

Com 90,6 metros de altura, a maior
árvore tropical do mundo e outra
localizada a seu lado superam
recorde anterior, de 2007
   O engenheiro florestal Matheus Nunes,  doutorando do Departamento de Plant Sciences da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq/MCTI, descobriu a maior árvore tropical do mundo localizada na área de conservação Maliau Basin, na Ilha de Borneo, na Malásia. A árvore mede 90,6 metros e ao lado dela há uma outra menor, com 89,5 metros. Elas batem em 2 metros e 30 centímetros o recorde mundial encontrado em 2007 de árvores tropicais mais altas do mundo, identificado por americanos em Tawau Hills Park, também na Malásia.

     A árvore, do gênero Shorea, e cujo nome popular é Dipterocarpo, foi descoberta durante as pesquisas de Matheus sobre os impactos das mudanças climáticas nas florestas do planeta. E foram as informações obtidas a partir de sensoriamento remoto com um instrumento chamado Lidar que indicaram a existência de árvores muito altas em lugares com nenhum histórico de intervenção humana. A partir desses dados, Matheus e um geógrafo, também da mesma Universidade, partiram para a área de conservação.

     Maliau Basin é considerada uma área de extrema importância para conservação da biodiversidade do planeta e dar a ela o status de floresta tropical mais alta do mundo - a partir desta descoberta - implicará em mais recursos e maior valorização de toda a região. Pois, de acordo com o doutorando, a grande proximidade entre as árvores pode explicar como fatores ambientais ou genéticos têm influência na altura das espécies.
     
Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Foto: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário