Criação do MAC é marcada por divergências entre Cecílio Matarazzo, Mario Pedrosa e Sérgio Buarque de Holanda |
Em janeiro daquele ano, Matarazzo convocou uma assembleia, período o qual Maia considera bastante estratégico. Época de férias, e poucos puderam comparecer, o que segundo o professor, contribuiu para que Matarazzo fizesse uma manobra e conseguisse uma decisão favorável ao seu ponto de vista. Enquanto Sérgio Buarque de Holanda apoiava a ideia de transferência do acervo para a USP, Pedrosa era contrário; acreditava que o MAC se engessaria ficando nas mãos da Universidade e poderia perder a capacidade em promover debates com a sociedade e com os artistas. O tempo mostrou o contrário: os artistas da época usufruíram muito do MAC, ainda mais durante a ditadura militar. A propósito, foi Buarque o responsável em receber o acervo do Museu na USP.
Críticos da produção artística
Mário Pedrosa e Sérgio Buarque de Holanda viveram a juventude em meio à efervescência do Modernismo, na segunda década do século 20. Segundo Maia, a historia dos dois está bastante ligada à amizade que tinham com Mário e Oswald de Andrade, figuras essenciais para o advento do Modernismo. Eram jovens questionadores e bastante ativos durante o surgimento do movimento. Nos anos 1950, Buarque prestou concurso para tornar-se professor da USP e recebeu a cátedra da Historia da Civilização Brasileira. Criou em 1961, o Instituto de Estudos Brasileiros, o IEB, um dos maiores acervos sobre historia e cultura brasileira. Também fez parte do grupo que criou o Museu de Arte e Arqueologia e o Instituto de Pré-Historia, embriões do Museu de Arqueologia e Etnologia , o MAE. Além de ter incorporado o Museu Paulista e o MAC à Universidade. Pedrosa, além de diretor do MAM e do Museu da Solidariedade do Chile, participou da organização de uma das primeiras Bienais de São Paulo.
Nos anos 1980, ambos participaram da criação do Partido dos Trabalhadores, o PT, sendo alguns dos primeiros a assinar o documento que deu início à legenda. Durante toda a vida, o episódio do MAM foi o único momento em que Pedrosa e Buarque entraram em conflito, o qual nunca foi direto.
Fonte: USP
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
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