Tecnologia dos games a serviço dos deficientes visuais |
Para entender como funciona, os pesquisadores colocaram em um capacete de skate, um sensor Kinect com duas câmeras conectadas a um laptop com grande poder processamento de informações, além de um giroscópio, um acelerômetro e uma bússola, dispositivos que registram, em conjunto, mudanças de direção da cabeça. Assim, os dados do ambiente captados pela câmera são processados pelo computador, que retorna a informação para o usuário em áudio. O usuário conta com dois fones de ouvido, onde o áudio é transmitido aos ouvidos por meio da condução do som pelos ossos do crânio.
Mas algumas etapas são necessárias para viabilizar o projeto. Para que o sistema faça o reconhecimento, é preciso primeiro criar um cadastro de pessoas. Quando o usuário entra em um recinto com pessoas previamente cadastradas, o módulo de detecção e reconhecimento de face passa a informação para o módulo de áudio 3D. E ao escutar o nome de cada uma das pessoas, o usuário saberá a posição exata em que ela se encontra. Os testes inicialmente foram feitos em pessoas vendadas. E após aprovação pelo Comitê de ética da Unicamp, a segunda etapa será conduzida com deficientes visuais. E só após a realização de todos os experimentos, ele poderá ser compartilhado com toda a comunidade.
Fonte: Fapesp
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