Diversas atrações para a criançada nos museus do Instituto |
Museu de Microbiologia
A atividade apresenta o processo científico que levou Carlos Chagas à descoberta do ciclo da Doença de Chagas, o agente transmissor e profilaxia de uma enfermidade endêmica nunca antes descrita.
Público-alvo: geral e crianças menores de 9 anos de idade devem estar acompanhadas. Necessário prévia inscrição e retirada dos ingressos com antecedência.
Museu Biológico - Oficina de Origamis
A oficina estimula a criatividade e a coordenação motora dos participantes, usando como tema os animais estudados no Instituto.
Público-alvo: geral e crianças menores de 9 anos de idade devem estar acompanhadas. Necessário retirar os ingressos com antecedência.
Museu Interativo
Partindo da exposição de materiais biológicos e réplicas, a atividade promove a troca de conhecimentos entre educadores e visitantes, O tema abordado são os animais peçonhentos brasileiros, sua identificação, acidentes, prevenção e curiosidades.
Público-alvo: geral e crianças menores de 9 anos de idade devem estar acompanhadas. Retirada de ingressos com antecedência.
Metamorfose das Borboletas
Atividade que permite que as crianças conheçam o ciclo de vida das borboletas e mariposas
Público-alvo: crianças de 4 a 6 anos de idade devem estar acompanhadas. Deve-se fazer prévia inscrição e retirar os ingressos com antecedência.
Museu Histórico - Caça ao pesquisador
Atividade interativa e intuitiva na qual o visitante, por meio de pistas escondidas, irá descobrir sobre o trabalho dos pesquisadores e cientistas do Instituto.
Público-alvo: livre. Crianças menores de 9 anos devem estar acompanhadas. Necessário prévia inscrição e retirada dos ingressos com antecedência.
Uma história de mais de 100 anos
No dia 18 de julho de 1892, é criada a Lei nº43 do Estado de São Paulo que determina a criação de um laboratório bacteriológico. Anos mais tarde, em 1899, um surto de peste bubônica que se propagava a partir do Porto de Santos levou a administração pública estadual a criar um laboratório de produção de soro antipestoso, vinculado ao Instituto Bacteriológico (atual Adolfo Lutz). Este laboratório, instalado na Fazenda Butantan, foi reconhecido como instituição autônoma em fevereiro de 1901, sob a denominação de Instituto Serumtherápico, sendo designado como seu primeiro diretor o médico Vital Brasil Mineiro da Campanha, estudioso dos problemas de saúde pública.
O Instituto é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção nacional de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
Entre tantas ações, realiza missões científicas no país e no exterior através das Organizações Mundial e Pan-americana da Saúde, Unicef e ONU. Capacita alunos através de estágios e oferece cursos de extensão, visando à formação de profissionais que possam ser multiplicadores de informações em saúde pública.
Tragédia
Em 2010, um incêndio destruiu parte do acervo do Instituto Butantan. O local abrigava as coleções zoológicas foi parcialmente destruído. E somente em 2013, um novo prédio foi inaugurado e, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o local é o mais moderno e seguro da América Latinam com melhor distribuição e organização dos espaços.
Fonte e fotos: Instituto Butantan
Instituto Butantan
Av. Vital Brasil, 1.500 - Butantã - São Paulo
11 - 2627-9300
Nenhum comentário:
Postar um comentário