Auto-retrato com cavalete, 1556, óleo sobre tela |
Anguissola era a filha mais velha de sete irmãos, dentre os quais, quatro irmãs dedicaram-se também à pintura. Sua família pertencia à pequena aristocracia cremonense, mas era uma família com formação suficiente para que seus pais se preocupassem em oferecer aos filhos uma educação completa, que incluía estudar as belas artes. Foi a partir de Anguissola que as portas abriram-se para que outras mulheres pudessem ser aceitas como estudantes de arte.
Quando jovem, viajou para Roma onde teve a oportunidade de conhecer Michelângelo que logo reconheceu nela o talento como pintora. Em sua passagem por Milão, pintou o Duque de Alba e a rainha Isabel de Valois, mulher do rei Felipe II da Espanha. Em 1569, Anguissola foi convidada para ir à Madri para ser tutora de Isabel, com o posto de dama de companhia. Mais tarde, tornou-se pintora oficial da corte e adaptou seu estilo às exigências mais formais de retratos oficiais para a corte espanhola. Após a morte da rainha, Filipe ajudou a organizar um casamento aristocrática para Sofonisba com o membro de uma família nobre da Sicília, Fabrício Moncádia. Quatro anos depois, seu marido morre num navio atacado por piratas. Na viagem de volta à sua terra natal, conhece um capitão de navio com quem se casa, menos de um ano depois.
Estilo
A Partida de Xadrez, 1955, óleo sobre tela. Retrato em grupo de suas irmãs Elena, Lucia e Minerva, observadas pela serva da família |
Na corte espanhola pintou retratos formais do Estado no estilo oficial em vigor, apesar de não assinar nenhum deles, pois na corte seu trabalho era ser dama de companhia da rainha e de suas filhas, as princesas Isabel Clara Eugênia e Catalina Micaela. Ao final da vida, também pintou temas religiosos, embora muitas das suas pinturas religiosas tenham sido perdidas. Anguissola tornou-se uma rica patrona das artes após o enfraquecimento de suas vistas.
Suas obras e seu estilo tiveram influência duradoura sobre gerações seguintes de artistas e o seu sucesso abriu caminhos para as mulheres seguirem carreiras sérias como artistas. As suas pinturas podem ser vistas em galerias em Boston, Bérgamo, Bréscia, Budapeste, Madri, Nápoles, Siena e em Florença.
Fonte: Wikipedia e Isabel Hargrave - Encontro de Historia da Arte (Universidade de Campinas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário