quinta-feira, 23 de julho de 2015

QUINTA FEMININA: Sofonisba Anguissola, a artista que abriu os caminhos para as mulheres na arte

Auto-retrato com cavalete, 1556, óleo sobre tela
Primeira mulher a adquirir fama internacional nas artes, admirada por Michelângelo e Anthony von Dyck, Sofonisba Anguissola, também conhecida por Anguisciola, foi uma pintora renascentista italiana, discípula de Bernardino Campi. Nascida em Cremona no ano de 1532 - alguns estudiosos creditam a 1538 como o ano de seu nascimento -faleceu em Palermo em 1625.

Anguissola era a filha mais velha de sete irmãos, dentre os quais, quatro irmãs dedicaram-se também à pintura. Sua família pertencia à pequena aristocracia cremonense, mas era uma família com formação suficiente para que seus pais se preocupassem em oferecer aos filhos uma educação completa, que incluía estudar as belas artes. Foi a partir de Anguissola que as portas abriram-se para que outras mulheres pudessem ser aceitas como estudantes de arte. 

Quando jovem, viajou para Roma onde teve a oportunidade de conhecer Michelângelo que logo reconheceu nela o talento como pintora. Em sua passagem por Milão, pintou o Duque de Alba e a rainha Isabel de Valois, mulher do rei Felipe II da Espanha. Em 1569, Anguissola foi convidada para ir à Madri para ser tutora de Isabel, com o posto de dama de companhia. Mais tarde, tornou-se pintora oficial da corte e adaptou seu estilo às exigências mais formais de retratos oficiais para a corte espanhola. Após a morte da rainha, Filipe ajudou a organizar um casamento aristocrática para Sofonisba com o membro de uma família nobre da Sicília, Fabrício Moncádia. Quatro anos depois, seu marido morre num navio atacado por piratas. Na viagem de volta à sua terra natal, conhece um capitão de navio com quem se casa, menos de um ano depois. 

Estilo

A Partida de Xadrez, 1955, óleo sobre tela. Retrato em grupo
de suas irmãs Elena, Lucia e Minerva, observadas pela serva
da família
Suas pinturas mais características e atrativas são os retratos de si e de sua família.  Um de seus retratos mais famosos, e um dos mais interessantes, do ponto de vista temático é A partida de xadrez, retrato em grupo de suas irmãs, assinado e datado na borda do tabuleiro. A temática deste retrato de grupo é curiosa, pois representa um momento de intimidade e lazer das irmãs, ao mesmo tempo em que revela o ambiente intelectual em que elas viviam.

Na corte espanhola pintou retratos formais do Estado no estilo oficial em vigor, apesar de não assinar nenhum deles, pois na corte seu trabalho era ser dama de companhia da rainha e de suas filhas, as princesas Isabel Clara Eugênia e Catalina Micaela. Ao final da vida, também pintou temas religiosos, embora muitas das suas pinturas religiosas tenham sido perdidas. Anguissola tornou-se uma rica patrona das artes após o enfraquecimento de suas vistas.

Suas obras e seu estilo tiveram influência duradoura sobre gerações seguintes de artistas e o seu sucesso abriu caminhos para as mulheres seguirem carreiras sérias como artistas. As suas pinturas podem ser vistas em galerias em Boston, Bérgamo, Bréscia, Budapeste, Madri, Nápoles, Siena e em Florença.  

Fonte: Wikipedia e Isabel Hargrave - Encontro de Historia da Arte (Universidade de Campinas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário