sexta-feira, 17 de julho de 2015

Mundo encantado de Walt Disney completa 60 anos

Criador e criatura. Inicialmente o parque levaria o nome
do ratinho mais famoso dos desenhos
Há sessenta anos, Walt Disney transformava seu sonho num mundo encantado e cheio de magia. Mas para que suas ideias saíssem do papel, um longo caminho foi percorrido.

Após visitar vários parques de diversão com suas filhas nas décadas de 1930 e 1940, Disney sentiu a necessidade de um local onde pais e filhos pudessem se divertir juntos. Nascia nele o desejo em construir a sua Disneyland, (Disneylândia). A pretensão, modesta até então, seria a construção de uma atração turística ao lado de seus estúdios em Burbank para entreter os fãs, sob o nome de Mickey Mouse Park. No entanto, ele logo percebeu que o lugar proposto era muito pequeno, principalmente depois de visitar outros parques para buscar inspiração e ideias, como os Jardins  de Tivoli, na Dinamarca, Efteling, na Holanda e o Greenfield Village, o Playland e o Children's Fairyland, nos Estados Unidos. Walt Disney comprou um local de 65 hectares próximo a Anaaheim em 1953. 

Dificuldades em obter fundos levaram Disney a investigar novos métodos de financiamento, decidindo criar um show chamado Disneylândia, a ser transmitido pela rede ABC, e em contrapartida, a rede concordou em ajudar a financiar o parque. 

No ano seguinte, deu início a construção do projeto, finalmente inaugurado no dia 17 de julho de 1955, durante um evento especial televisionado para a imprensa pela própria ABC, recebendo o nome de Disneylândia, após Walt Disney adquirir todos os direitos sobre o parque.


Primeiro parque idealizado por Walt Disney
A inauguração foi apenas para convidados e para a mídia; e só no dia seguinte, para o público em geral. Pessoas famosas que estavam agendadas para aparecerem em horários alternados, chegaram todas de uma vez. A temperatura chegava aos 38º C e devido a uma greve dos bombeiros locais, Disney teve que fazer uma escolha: optar pelo funcionamento dos bebedouros ou dos banheiros; escolheu o segundo, deixando muitos bebedouros a minguá. Isto gerou uma publicidade negativa, visto que a Pepsi patrocinou a abertura do parque. Visitantes desapontados acreditavam que esse era um meio publicitário para forçar a venda do refrigerante. O asfalto recém-aplicado estava mole o suficiente para o salto das mulheres afundarem nele. Walt Disney convidou todos os presentes a comparecerem novamente numa outra data, como forma de mudar a imagem do parque. Os ativistas dos direitos civis pressionaram a Disneylândia a contratar negros. Os executivos apenas respondiam que iriam considerar o pedido. Apesar da falta de funcionários negros, o parque contratou pessoas de descendência asiática

Desde sua abertura, a Disneylândia passou por várias expansões e renovações, incluindo a adição da New Orleans Square em 1966, o Bear Country em 1972, e Mickey's Toontown, em 1993. O Disney California Adventure Park foi construído no local do estacionamento original da Disneylândia e abriu em 2001.

A Disneylândia em números

A Disneylândia possui o maior público acumulado dentre todos os parques temáticos do mundo com mais de 650 milhões de visitantes desde sua abertura. O parque emprega mais de 65 mil funcionários, sendo 20 mil empregos diretos no Resort e 3.800 empregos de terceiros, isto é, empregados de suas empresas contratadas. 

Logo após ter sido inaugurada, o parque trouxe um lucro extraordinário. A Disneylândia recebeu em 2010 mais de 14 milhões, que gastaram um total  próximo a 3 bilhões de dólares. Vários anos depois da inauguração, a Walt Disney Company construiu grandes parques temáticos na Flórida, França, Japão e Hong Kong. Desde a sua inauguração, o parque já recebeu mais de 500 milhões de visitantes.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário