Seu estilo sempre foi influenciado pelos cantores do rádio, em especial, Ângela Maria |
Há exatos 71 anos, nascia a gaúcha Elis Regina Carvalho Costa, a dona de um talento capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade numa mesma apresentação ou numa mesma música. Do Rio Grande do Sul foi para o Rio de Janeiro, mas foi em São Paulo, em 1964, que Elis encontrou uma cidade efervescente onde conseguiria realizar seus planos artísticos.
Multifacetada, Elis experimentou o jazz, o samba, o rock e a bossa nova. Interpretou canções como Madalena, Como Nossos Pais e O Bêbado e o Equilibrista, canções que continuam famosas e memoráveis até hoje. E décadas depois de sua controversa morte, em 1982, Elis Regina foi eleita, em 2013, foi eleita a segunda melhor voz da música brasileira pela revista Rolling Stones, superada apenas por Tim Maia.
O começo
Quando tinha 15 anos, Elis Regina ouviu do produtor Walter Silva, que ela se tornaria a maior cantora do Brasil |
Aos onze anos, começou a carreira como cantora em um programa de rádio, ainda na capital gaúcha. Aos 15 anos, um vendedor da gravadora Continental, depois de ouvi-la cantar, sugeriu que a gravadora a contratasse, e em 1962 saiu o disco. Enquanto morava no Rio Grande do Sul, gravou mais três discos.
De lá, embarca para o Rio de Janeiro, alternando shows em São Paulo. Nessa época, conheceu o coreógrafo americano Lennie Dale, que a ensinou a mexer o corpo para cantar, tirando aquele nado que ela tinha com os braços. Ao final do ano de 1964, conheceu o produtor Solano Ribeiro, idealizador e executor dos festivais de MPB da TV Record. Foi neste mesmo ano, que foi convidada a apresentar o programa O Fino da Bossa, ao lado de Jair Rodrigues, que ficou no ar até 1967.
A antológica interpretação da música Arrastão, no Festival, apresentou uma Elis ousada |
Em 2005, inaugurou-se na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, um espaço memorial para abrigar o acervo Elis Regina. Trata-se de uma coleção de fotografias, artigos, objetos, discos e outros tipos de materiais relacionados com a vida e a obra da cantora.
Fonte: Wikipedia
Fotos: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário