As plantas estão por toda parte; por isso, todo cuidado é pouco |
As plantas decorativas nem sempre são inofensivas aos pets. Elas são facilmente encontradas em vasos de ambientes internos, jardins e calçadas. Mas o desconhecimento sobre a toxicidade de algumas delas expõe os animais de estimação ao perigo. Além disso, o sintomas de intoxicação podem ser confundidos com outros tipos de afecções como doenças infectocontagiosas. O nível de toxicidade depende de fatores como presenças de princípios ativos, tipos de cultivo, quantidade ingerida e condições específicas do animal.
Um estudo de alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo, apontou que a campeã absoluta de ingestão por cães e gatos foi a Dieffenbachia sp, a popular "comigo-ninguém-pode". A toxicidade dessa planta ainda não está totalmente clara, mas acredita-se que grande parte dos sintomas é causado pelo oxalato de cálcio, que provoca irritação e edema na boca, língua, glote e cordas vocais, causando dificuldade para deglutir. Pode levar à morte.
Por isso, os donos devem ficar atentos aos tipos de plantas que têm em casa. O ideal é tirá-las do alcance dos bichos e prestar atenção ao passear com o cão. Além disso, aconselha-se que o consumo de plantas para uso medicinal seja feito apenas com orientação de um médico veterinário.
Fonte: Universidade de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário