segunda-feira, 14 de março de 2016

Há poesia em sua vida?

Dia Nacional da Poesia, em homenagem a Castro
Alves
      O Brasil nos tempos da cólera, da ira e dos nervos aflorados. As divisões políticas e ideológicas que poderiam somar a fim de construir um caminho novo para o País, tomadas pelo ódio, criam uma atmosfera que nos mostra o quão distantes estamos e ficamos. 

     Temos medo do outro, evitamos um "bom dia", mergulhamos em nosso egoísmo e presos a ele ficamos. Perguntamos se está tudo bem por conveniência, e detestamos quando o outro diz estar nada bem. O cinza do concreto dos prédios identifica-se ao tom da ausência da nossa compaixão. Faltam cores. Faltam rimas. Sobram dores. Sobram cismas. Experimente rimar, e aproveite o dia de hoje, Dia Nacional da Poesia, para sonhar.

      A data, 14 de março, é uma homenagem ao aniversário de Castro Alves, um dos maiores poetas românticos brasileiros. Ele é autor de O Navio Negreiro e de muitos outros poemas célebres, muitos dos quais têm como tema a escravidão negra. Aliás, o poeta foi um fervoroso defensor do abolicionismo. Há um Projeto de Lei no Senado que tenta mudar a data para 31 de outubro, aniversário de Carlos Drummond de Andrade. O Dia Mundial da Poesia é celebrado na semana que vem, dia 21 de março.

A etimologia

      Poesia é uma palavra que vem do grego e significa criação, fabricação. Porém, há muito tempo, essa palavra denomina a arte de escrever em versos. Estes versos são estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário