sábado, 26 de março de 2016

Filmes dirigidos por mulheres em cartaz na Mostra Carmen Santos

Carmen Santos, uma das mulheres mais
importantes do cinema brasileiro. Como
homenagem, ela dá nome à edital que premia
produções assinadas por mulheres
      Em uma área com predominância masculina - o setor audiovisual - as mulheres buscam protagonismo, trabalham para ocupar espaço em cargos de liderança e se empenham para retratar, na tela, mulheres fora de rótulos e cujos papéis não sejam apenas secundários. E puderam mostrar seus trabalhos na noite da última terça-feira durante a abertura oficial da Mostra Edital Carmen Santos - Cinema de Mulheres e Filmes Convidados, que segue até o dia 4 de abril, com entrada franca, no Centro Cultura Banco do Brasil, de Brasília.

      Os curtas-metragens apresentados foram Prelúdio, de Julia Peres, e Fábula de Vó Ita, de Joyce Prado e Thalita Oshiro, e ao média-metragem Corpo Manifesto, de Júlia Bahia Bock e Carol Araújo.

      O festival ainda exibirá nove curtas e seis média-metragens premiados no edital Carmen Santos Cinema de Mulheres, lançado em 2013 pelo Ministério da Cultura, MinC, com o objetivo de apoiar a produção de filmes assinados por mulheres. Além das obras premiadas, o festival exibirá, ainda, sete longas-metragens dirigidos exclusivamente por mulheres brasileiras.

Quem foi Carmen Santos

       A portuguesa Maria do Carmo Santos Gonçalves nasceu no ano de 1904. Foi atriz, produtora e diretora de cinema brasileiro. Foi uma das primeiras mulheres a produzir e dirigir filmes para o cinema brasileiro. 

       Carmen Santos chegou ao Brasil quando tinha 8 anos de idade. E aqui fundou a Film Artístico Brasileiro nos anos 20 para a produção de filmes. Com a chegada do cinema falado, em 1933 fundou a produtora Brasil Vox Filmes na cidade do Rio de Janeiro, que em 1935 mudou de nome para Brasil Vita Filmes. No filme Inconfidência Mineira, ela foi atriz, produtora e diretora. Poucos de seus filmes sobreviveram ao tempo, é o caso de Sangue Mineiro e Limite, que são indispensáveis para quem deseja ter uma ideia do que foi sua obra, e sua importância para o cinema brasileiro. Carmen Santos faleceu em setembro de 1952.

Fonte: Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário