Marika chegou ao Brasil depois da Segunda Guerra Mundial e, por aqui, iniciou os estudos de dança |
Marika nasceu em Budapeste no ano de 1937. Chegou ao Brasil quando tinha apenas 10 anos de idade. Iniciou os estudos de dança em São Paulo com o professor Serge Murchatovsky, na escola de Carmem Brandão. Atuou como bailarina no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ballet do Teatro Cultura Artística e Ballet IV Centenário. Trabalhou em espetáculos teatrais como coreógrafa e assistente de direção, atuando ao lado de importantes nomes da cena brasileira. Chegou a dançar ao lado de Marlene Dietrich, quando esta estava em visita ao Brasil.
O nordeste, particularmente a Bahia, sempre foram fontes de inspiração para Marika |
Batalhadora e ativista, percorreu de norte a sul do País, muitas vezes de ônibus, para levar a dança a todos os cantos. Foi a única brasileira a conhecer os rituais indígenas, como Quarup, levando a dança e a cultura brasileira ao exterior com imenso sucesso.
Recebeu inúmeras premiações como bailarina e educadora, tais como: Medalha de Ordem do Mérito Cultural/ Federativa do Brasil, por sua relevante contribuição à cultura brasileira, Prêmio UNESCO e Prêmio Jorge Amado de Literatura e Arte.
A data
O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.
Fonte: Wikipedia
Fotos: Blog de Fãs do Stagium
Nenhum comentário:
Postar um comentário