quarta-feira, 6 de abril de 2016

Estudo analisa aspectos literários da Bíblia Hebraica

A elucidação do passado do Oriente Médio antigo fornece
subsídios para uma reflexão dos conflitos étnicos e religiosos
 que vive a região na atualidade.
    Em matéria oferecida pelo curso de Língua e Literatura Judaica do Departamento de Letras Orientais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é feita uma análise multidisciplinar das narrativas bíblicas dos cinco primeiros livros do Pentateuco - Gênesis, Êxodo, Levitico, Números e Deutoronômio - textos centrais do judaísmo e dos profetas.

     Segundo a professora que ministra o curso, Suzana Schwartz, a leitura aprofundada dos textos originais em hebraico revela o talento literário dos escritores bíblicos, que já naquela época demonstravam estar na vanguarda no uso da estética da linguagem. Eles foram responsáveis, por exemplo, pela criação da prosa, o gênero literário que expressa clareza, objetividade e simplicidade, para transmitir suas mensagens ao povo judeu. A prosa permitia que a comunicação chegasse ao interlocutor direto e sem ruído.

      Tanto a bíblia hebraica quanto os textos do Oriente Médio antigo são ricos na coleção de gêneros e formas literárias. Nos escritos bíblicos é possível notar a presença de recursos polissêmicos e semânticos do hebraico bíblico - a multiplicidade dos sentidos da palavra, a interpretação do significado de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Além do uso da prosa havia o jogo do silêncio e das pausas como recursos comunicacionais.

       No curso de Bíblia Hebraica são estudados  textos selecionados da Torá, que narram a historia da população judia israelita desde sua origem como grupo familiar passando por tribos e monarquia até chegar à escravização deles pelo Egito e posterior libertação. Para a professora, estudar os originais da Bíblia Hebraica amplia os horizontes do conhecimento e proporciona uma melhor compreensão da formação das culturas ocidental e oriental.     

Fonte: USP

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