domingo, 17 de abril de 2016

Gatos, um mistério a ser desvendado

Um gato é capaz de pular cinco vezes a sua
altura. Ele sempre cai em pé, desde que o
tempo de queda seja suficiente para que ele
gire o corpo e se defenda da queda
   
 Há quem sinta medo, pavor e ojeriza. Mas há quem ama e venera. Gatos são admirados e venerados, e mesmo passados séculos desde o início da sua domesticação, este felino ainda desperta interesses e curiosidades.

     Os gatos possem 32 músculos que controlam suas orelhas. Ele pode girá-las a quase 180 graus, e dez vezes mais rápido que o melhor cão de guarda. A audição deles é muito mais sensível do que a dos homens e dos cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone. Isso os facilita ouvir até 65 khz, enquanto que os homens ouvem até 20 khz.

     A visão dos gatos é algo que surpreende. Eles podem enxergar seis vezes melhor que um ser humano à noite porque necessitam de 1/6 da quantidade de luz necessário ao home para enxergar. No entanto, eles não conseguem enxergar pequenos detalhes; vêem o mundo desfocado. Seus olhos possuem pupilas verticais que, quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem. Mas isso pode diferenciar de acordo com as espécies. Gatos de olhos azuis e pelos brancos podem ser surdos.

Hábito

      É curioso notar quando os gatos costumam esfregar o rosto em objetos e pessoas para marcar com  o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possem na parte anterior do rosto. Fêmeas esfregam o corpo em machos que querem, e também, de uma forma geral, todos se esfregam naqueles que sabem serem mais maiores e mais fortes, mas não quer dizer que os considerem superiores. É uma deferência  e um pedido de amizade.

       Muito limpos, os gatos passam cerca de 30% de sua vida se limpando, e quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina. E se tem algo que os gatos adoram fazer é dormir. Isso faz com que eles passem 15% de sua vida em sono profundo. Em sono leve, por 50% de sua vida, o que deixa apenas 35%  do tempo em estado acordado. No entanto, passam  do estado de sono profundo para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário