Estátua retrata lenda romana sobre os gêmeos Rômulo e Remo terem sido criados por lobos |
De todos os animais, os lobos e os cães parecem ser os mais suscetíveis a criar uma criança. Um exemplo é a o que aconteceu, em 1991, com a menina de sete anos. Oxana Malaya foi encontrada por ucranianos vivendo entre cães, tendo sido abandonada pelos pais cinco anos antes, segundo relatou na época o jornal Daily Mail. Ela não conseguia falar, corria de quatro e latia, além de se limpar como um cão. Este comportamento fez muitos acreditarem que de fato ela havia sido cuidada por cães, que ofereciam abrigo e alimento.
Sete anos depois, surgiu outro caso; dessa vez o caso ocorreu em Moscou com um menino de seus anos. Ivan Mishukov foi encontrado por policiais andando pelas ruas da cidade, pedindo comida para uma matilha de cães que o acompanhavam. Mas diferente de Oxana, Ivan se manteve tipicamente humano, apesar de quase não falar e apenas se comunicar por rosnados.
Para a antropóloga Mary-Ann Ochota muitos casos são falsos. Uma criança ser criada por animais é uma lenda comum em muitas culturas, mas dificilmente se aplica à realidade. Ela acredita que as historias dessas crianças são mais sobre o abuso e a negligência infantil do que sobre a relação entre animais e humanos. Trata-se de uma certa romantização, mas que pode contribuir para o reconhecimento da complexidade dos animais não-humanos e a necessidade de respeitar seus direitos. Boato, lenda ou realidade? Cada um é livre para seguir sua própria crença.
Fonte: Anda
Nenhum comentário:
Postar um comentário