terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Suécia é o país com maior porcentagem de ateus

Quanto maior o nível de instrução e menor os índices de
violência de um país, mais pessoas declaram não acreditar
em Deus
     Enquanto que no Brasil, os seguidores das mais diversas religiões brigam entre si, na busca de convencer ao outro a sua verdade, na Suécia o clima talvez seja mais pacífico, pelo menos nesse quesito. Lá, 85% da população não tem nenhuma  crença ou não acredita em Deus.

     Esse foi o resultado da pesquisa Ateísmo: Taxas e Padrões Contemporâneos, do sociólogo norte-americano Phil  Zuckerman. Segundo ele, os suecos aprendem sobre cada uma das religiões na escola e são livres para escolher seguir ou não uma delas. E isso se repete na maioria dos países com alto índice de ateísmo. Vale lembrar que o estudo engloba ateus, agnósticos e não-crentes em Deus e o ranking é baseado na porcentagem populacional de cada país. Ateus negam a existência de Deus, enquanto que os agnósticos garantem não ser possível provar a existência divina.

      O Vietnã ocupa a segunda colocação, onde 815 da população declara não acreditar em Deus. No entanto, o budismo e o taoismo, religiões comuns por lá, são vistos como uma tradição e, não crença.

     Um levantamento da Organização das Nações Unidas aponta que países com boa taxa de alfabetização tendem a ser mais descrentes. Como a Dinamarca, onde 80% da população não creem em Deus. E a Noruega, com 72%.

      Em 2008,o pesquisador britânico  Richard Lynn concluiu que países com alto QI são mais ateus. É o caso da população japonesa, que mantém média de 105 - uma das mais altas já registradas. Por lá, o índice de pessoas que se dizem ateus é de 65%. Depois aparece a República Tcheca, com 61%; França, com 54% e, Coréia do Sul, com 52%.

Fonte: Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário