A constante luta contra a balança faz parte da rotina de muitas pessoas. Semanas de controle para se perder alguns poucos quilos, que facilmente são recuperados em questão de dias. O grande problema é que muitas dicas ou crenças sobre a melhor forma de perder peso não dão o resultado esperado. E é aí que muitos desistem de seguir em frente com o propósito de perder peso.
Sem dúvida, a melhor maneira de combater os quilos em excesso é fazer mudanças a longo prazo e modificar o estilo de vida, porque leva a uma perda de peso permanente. "O ideal é que o corpo perca de 0,5 a 1 quilo por semana", explica a médica Lucy Chambers, especialista em alimentação da Fundação Britânica de Nutrição.
Há uma crença generalizada de que certos alimentos, como chá verde, repolho, pimentas, entre outros, ajudam a queimar ou eliminar gorduras. No entanto, de acordo com a Fundação Cardíaca Britânica, não existe um tipo de comida que tenha propriedades especiais de queimar a gordura em excesso no corpo.
Outro mito muito difundido é a de que comer à noite engorda, o que não procede, mesmo porque a hora em que se consome um alimento não determina o aumento de peso, e sim as calorias. Se são consumidas calorias em excesso, mais do que o corpo necessita, ganha-se peso, não importa se for pela manhã, à tarde ou à noite. Aliás, essa tese é defendida tanto pelo Centro de Saúde da Universidade de Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos, quanto a publicação americana WebMD.
Lucy Chambers explica que uma dieta de emagrecimento deve conter pelo menos 35% de gordura, não sendo indicado um regime baixo em gorduras ou que elimine totalmente o consumo de gorduras. Mas vale deve-se ficar atento ao tipo de gordura a ser consumida, substituindo a gordura saturada pela insaturada, já que esta ajuda a reduzir o colesterol no sangue, substância ligada ao risco de doenças cardíacas e derrames cerebrais.
Mas nem todos os produtos oferecidos no mercado com baixo teor de gordura ajudam a perder peso, pois eles costumam conter quantidades maiores de amido, sal e açúcar para compensar o sabor que os alimentos perdem quando é retirada determinada quantidade de gordura.
E para aqueles que pretendem incluir atividades físicas ao novo estilo de vida, é melhor tomar cuidado com os exageros, porque exercícios físicos intensos e prolongados não são o único caminho para perder peso. Até mesmo as atividades físicas de baixa intensidade também consomem calorias. Uma simples caminhada, ou atividades domésticas rotineiras costumam levar a bons resultados.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Ilustração: sougg.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário