terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A tecnologia como auxílio no ensino da Matemática

Ensino da geometria pelo método
tradicional já não desperta o interesse
dos alunos
     Com a ajuda da tecnologia, o professor Leonardo Perez conseguiu implantar um projeto de aprendizado de matemática em uma classe do sétimo ano do ensino fundamental. Através de jogos digitais e outros instrumentos tecnológicos, o professor tornou o ensino de geometria mais atraente. E o tema também foi abordado em sua dissertação de mestrado Um estudo sobre o uso de avaliações apoiadas pelas tecnologias, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, a USP de São Carlos

     Pela experiência em classe, Pereza percebeu que as crianças apresentam resistência em aprender a geometria pelos métodos tradicionais, ou seja, através do giz e lousa, usando livros didáticos ou mesmo material concreto manipulativo. Além disso, ele adicionou às aulas, rodas de conversa, lista de exercícios, relatórios de pesquisa, questões dissertativas e objetivas.

     Uma das primeiras atividades, foi a realização de uma pesquisa orientada na internet utilizando a ferramenta WebQuest. Então, para responderem à perguntas fictícias feitas por skatistas brasileiros, tais como "por que nossos giros são medidos em graus", os jovens precisaram realizar uma série de tarefas que envolveram, por exemplo, a ideia de ângulos e a construção de figuras geométricas com o auxílio de um software.

    O interesse que o professor despertou nos estudantes por novas aprendizagens é um dos resultados obtidos com o projeto, bem como uma melhora nas avaliações, principalmente daqueles alunos que apresentavam dificuldade de aprendizagem.

Fonte: Agência USP
Ilustraçâo: eduteka.org

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