Ensino da geometria pelo método tradicional já não desperta o interesse dos alunos |
Pela experiência em classe, Pereza percebeu que as crianças apresentam resistência em aprender a geometria pelos métodos tradicionais, ou seja, através do giz e lousa, usando livros didáticos ou mesmo material concreto manipulativo. Além disso, ele adicionou às aulas, rodas de conversa, lista de exercícios, relatórios de pesquisa, questões dissertativas e objetivas.
Uma das primeiras atividades, foi a realização de uma pesquisa orientada na internet utilizando a ferramenta WebQuest. Então, para responderem à perguntas fictícias feitas por skatistas brasileiros, tais como "por que nossos giros são medidos em graus", os jovens precisaram realizar uma série de tarefas que envolveram, por exemplo, a ideia de ângulos e a construção de figuras geométricas com o auxílio de um software.
O interesse que o professor despertou nos estudantes por novas aprendizagens é um dos resultados obtidos com o projeto, bem como uma melhora nas avaliações, principalmente daqueles alunos que apresentavam dificuldade de aprendizagem.
Fonte: Agência USP
Ilustraçâo: eduteka.org
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