terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Mecanismo pode ajudar na locomoção de deficientes visuais em ambientes pequenos


    Um dos sentidos utilizados pelos morcegos - a ecolocalização - que os auxilia a detectar obstáculos e se orientar durante o voo, agora pode ajudar deficientes visuais. Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo criaram um mecanismo para orientar a locomoção do usuário em ambientes internos. 

      Um dispositivo eletrônico, que pode ser facilmente carregado pelo usuário, utiliza sensores de ultrassom para detectar obstáculos e, por meio de um software de processamento de áudio tridimensional, produz sons que "parecem" vir de determinada direção e distância. A fonte sonora, na verdade, é virtual: o áudio espacial é produzido por meio de fones de ouvido, de modo que o usuário tem apenas a sensação de que o som vem de algum lugar ao seu redor. De acordo com o professor Francisco José Monaco, do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC, responsável pelo projeto, a técnica é chamada orientação espacial psicoacústica  e auxilia o usuário a evitar paredes e outros obstáculos enquanto caminha.

     Em uma primeira etapa, um protótipo foi produzido para avaliar quais técnicas são adequadas. Na etapa atual, o sistema está sendo aprimorado com o uso de tecnologias mais sofisticadas e pretende-se realizar testes mais precisos com deficientes visuais. Ainda não há estimativa de inserção do dispositivo assistivo no mercado, ainda que os resultados sejam promissores, porque ainda são necessárias mais pesquisas. 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário