quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

QUINTA FEMININA: Christa McAuliffe: a primeira mulher civil a viajar ao espaço

Quando jovem, ela acreditava que um dia as pessoas
estariam indo para a Lua. "Um dia, eu quero pegar um
ônibus espacial. Assisti a Era Espacial, e eu quero
participar"
      Em 1984, a Agência Espacial Norte-Americana, a NASA, tinha o objetivo de selecionar um educador ao espaço para que de lá ele desse aulas às crianças americanas, através do programa chamado Um Professor no Espaço. Dentre 11 mil professores dos Estados Unidos que responderam ao chamado da NASA, a professora de Historia Sharon Christa MacAuliffe, então com 36 anos, foi a escolhida. Entretanto, a missão STS-51-L nem chegou a ser colocada em prática porque o ônibus espacial Challenger explodiu no ar durante o lançamento, no dia 28 de janeiro de 1986, matando Christa e os outros seis tripulantes.

    Além de Christa, a professora Barbara Morgan também foi selecionada, mas neste caso para ser a reserva de Christa, pois todos os astronautas têm um reserva que treinam junto com ele e participam das mesmas tarefas, simultaneamente, sendo preparados para substituí-lo caso este tenha algum problema. As duas passaram um ano sem dar aulas, com os salários pagos pela NASA, permanecendo em treinamento para a missão.

     No dia do lançamento, além da família de Christa, milhões de crianças em telões instalados nos colégios dos Estados Unidos viram a nave explodir no ar 73 segundos após o lançamento. O acidente causou uma comoção nacional. 

      Anos depois, Barbara Morgan, a reserva de Christa, formou-se astronauta em 1998 e participou da missão STS-118 do ônibus espacial à Estação Espacial Internacional em 2007. E de lá, deu ao vivo a mesma aula que Christa McAullife daria 21 anos antes.

     De acordo com o jornal New York Times, como professora de Historia, Christa enfatizou o impacto das pessoas comuns sobre a historia, quando dizia  que qualquer um  era tão importante para o registro histórico como reis, políticos ou generais.

Fonte: Wikipedia
Foto: Internet

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário