quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Brasil tem quatro cientistas entre os mais brilhantes do mundo

Paulo Artaxo é  bolsista de produtividade em pesquisa
do CNPq
      Ainda que o número seja pequeno, mas é sempre uma boa notícia saber que tem brasileiro se destacando mundo afora. Levantamento da agência  Thomson Reuters elencou os pesquisadores mais citados em artigos científicos entre os anos de 2003 e 2013. Quatro dos 3.126 indicados são brasileiros, são eles: Paulo Artaxo, Ado Jorio, Adriano Nunes-Nesi e Álvaro Avezum.

     Paulo Artaxo é membro do Departamento de Física da Universidade de São Paulo, na área de Geociências. É membro do Comitê de Assessoramento de Física e Astronomia da entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 
Assim como o professor Paulo, Ado Jorio
também é bolsista em produtividade pelo CNPq

      Ado Jorio é professor de Física da Universidade Federal de Minas Gerais, e membro do Comitê de Astronomia da instituição. Adriano Nunes-Nesi é especialista e professor de Ciências das Plantas e dos Animais da Universidade Federal de Viçosa e membro do Comitê de Assessoramento de Botânica.

     Especialista em Medicina Clínica do Instituto de Cardiologia  Dante Pazzanese, Álvaro Nezum é o único dos indicados a não ter ligação do CNPq.

    O relatório The World's Most Influential Scientific Minds 2015 contabilizou cerca de nove milhões de pesquisadores. Os números correspondem aos cientistas cujos artigos foram os mais citados ao longo de um período de 11 anos, entre 2003 e 2013.

Fotos: A Crítica e UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário