sábado, 9 de janeiro de 2016

9 de Janeiro, uma importante data para o circo

No século 19, o circo chegou aos Estados Unidos
     Da forma como conhecemos hoje, no dia 9 de janeiro de 1768, o inglês Philip Astley apresentou o primeiro circo moderno, com seu picadeiro circular e a reunião das atrações  que compõem o espetáculo, com acrobatas, palhaços e animais treinados. Nascido no ano de 1742, este inglês é considerado o pai do circo, pois foi o primeiro a sistematizar a ideia de circo como um show de variedades assistido por um público pagante.

     Além de variedades circenses, encenou pantomimas e hipo-dramas. O hipo-dramas, ou drama equestre, tinha o cavalo como atração principal. Eram encenações grandiosas de lutas e guerras, especialmente as Napoleônicas. Entre guerras e nacionalismos, o hipo-drama se aproximou da poética romântica em dois aspectos: a historicidade e a subjetividade cindida em dilemas sociais e morais. 

     Com o sucesso, Astley incorporou ao espetáculo vários outros artistas e, sua companhia passou a apresentar-se em Paris. Nessa época, o domador Antoine Franconi ingressou na companhia de Astley. A instabilidade  causada com os arroubos da Revolução Francesa, em 1789, forçou o inglês a abandonar a França. Com isso, Franconi se tornou um dos maiores  circenses da França. Com o passar  do tempo, a tradição itinerante dos artistas circenses motivou a expansão das companhias de circo.

     Na Europa, até metade do século 20, o circo sofreu um período de grande retração. As guerras mundiais, ambas protagonizadas em solo europeu, e as crises econômicas da época impuseram uma grande barreira às artes circenses. Ao mesmo tempo, o aparecimento do rádio e da televisão também inseriu uma nova concorrência no campo de entretenimento.

Fonte: Historia do mundo
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário