terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Programa facilita que pessoas com deficiência tenham acesso ao mar

Cadeiras anfíbias permitem ao usuário entrar no mar com
segurança
     A praia é para todos? Sim, deve ser. Mas uma parcela da sociedade depende de iniciativas do poder público para poder, também, usufruir das maravilhas da natureza, como qualquer cidadão a que tem direito. E graças à iniciativas das prefeituras de cidades litorâneas, pessoas com deficiência física estão podendo conhecer o mar; muitas delas, pela primeira vez.

     Recentemente, o Programa Praia Acessível do município de Bertioga recebeu um grupo de cerca de 30 pessoas com deficiência para o primeiro banho de mar acessível da vida delas. O Programa, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com os municípios paulistas, proporciona segurança e dignidade no banho de mar. O objetivo desta iniciativa é garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança, por meio de fornecimento das cadeira anfíbias. A Secretaria é responsável pelo fornecimento dessas cadeiras, enquanto que a prefeitura, pelas equipes de suporte do programa e manutenção dos equipamentos. O Programa foi lançado em 2010.

 As cadeiras anfíbias são produzidas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia e impedem que afundem na água. Devido à sua altura, o usuário consegue entrar na água em uma profundidade não perigosa no mar. E permitem ainda a transferência para a cadeira de rodas, uma vez que possuem braços removíveis.

O Programa Praia Acessível já beneficiou mais de 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região. Para utilizar o serviço, os grupos interessados devem entrar em contato com os municípios. Além de Bertioga, as praias do Guarujá, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba também fazem parte do Programa.

Fonte: Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência
Foto: Prefeitura de Itanhaém 

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário