domingo, 21 de fevereiro de 2016

Início da domesticação dos gatos ocorreu na China


Domesticação dos gatos ocorreu na China, e não no Egito
Antigo, conforme se acreditava
     Estudos sugerem que os primeiros agricultores chineses podem ter domesticado felinos selvagens conhecidos como gatos-leopardo há mais de 5000 anos. Isto indicaria que os gatos foram domesticados mais de uma vez: na China, cinco mil anos antes, e no Oriente Médio. O estudo também indica que o aumento da agricultura estava destinado a dar origem ao gato doméstico.

     De acordo com Fiona Marshall, pesquisadora da Universidade de Washington, esta é uma vanguarda em uma mudança no pensamento sobre os processos de domesticação, pois se os gatos foram domesticados em diferentes lugares e em tempos diferentes, isto sugere que a domesticação ocorreu com menos interferência humana do que se pensava antes, com os próprios felinos se domesticando sozinhos. Ainda que, diretamente a pesquisadora não esteja envolvida no estudo, Marshall, há alguns anos atrás, ajudou a analisar oito ossos desenterrados de gatos na vila de Quanhucun, aldeia agrícola da China central.

     Esses ossos, datados de 5.300 anos, continham formas de carbono e nitrogênio que indicavam que os felinos comiam pequenos animais, que por sua vez tinham comido grãos. Este fato apoiou uma hipótese antiga sobre como os gatos foram domesticados - para caçar ratos, os inimigos das colheitas.

      O próximo passo da pesquisa é saber se os gatos de Quanhucun estão relacionados com os gatos selvagens do Oriente. Gatos selvagens são raramente encontrados em sítios arqueológicos, por isso cientistas têm dificuldade em mostrar como e quando aconteceu sua domesticação. A teoria mais utilizada até o momento indica que eles teriam sido domesticados cerca de quatro mil anos antes no Egito Antigo, mas estudos recentes sugerem que a aproximação teria acontecido bem antes, incluindo a descoberta de um gato selvagem enterrado com um ser humano, quase 10 mil anos atrás, e Chipre.

Fonte: Os Gatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário