domingo, 14 de fevereiro de 2016

Antes do homem, outros seres vivos viajaram ao espaço

Dentre todos, a cadela Laika foi o animal cuja historia ficou
mais famosa e é lembrada até hoje
     Muito antes do homem ir ao espaço - em 12 de abril de 1961 -, outros moradores do nosso planeta foram os pioneiros das viagens espaciais. Cachorros, macacos, sapos, ratos, gatos, tartarugas, peixes, insetos e até um porquinho da índia visitaram o espaço antes dos homens para entender como formas de vida terrestres reagiram no perigoso e, até então, desconhecido ambiente espacial. Mesmo porque havia todo tipo de medo e até então nenhuma resposta para esses temores, como as reações que a falta de gravidade e a exposição a radiação solar poderiam causar às formas de vida do planeta Terra.

     No entanto, diferentemente das missões tripuladas por homens que aconteceriam durante a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, que eram de ida e volta, muitos dos bichos enviados ao espaço não retornaram.

     As moscas de frutas foram os primeiros habitantes da Terra a visitarem o espaço, em 20 de fevereiro de 1947. Uma cápsula contendo 100 delas atingiu 109 km de altura. O objetivo era observar os efeitos da radiação solar em órbita no corpo dos insetos. Após a rápida subida, a cápsula retornou com todos os insetos vivos. No ano seguinte, os Estados Unidos deram início ao Programa Albert, responsável por enviar os primeiros mamíferos ao espaço, no caso o macaco rhesus. Albert I, o primata, foi enviado ao espaço no dia 11 de junho, para um estudo mais amplo. Porém, o macaco morreu sufocado durante o lançamento. Três dias depois, foi a vez de Albert II, que sobreviveu a viagem sub-orbital, mas não resistiu à volta. No entanto, os chipanzés foram utilizados diversas vezes, tanto as missões americanas quanto as soviéticas.

Até hoje, o felino Felix ou Felicette foi
o único da espécie a viajar ao espaço
      Durante as décadas de 1950 e 1960, a antiga União Soviética enviou 57 cachorros para fora da Terra, por serem considerados bichos que resistem a grandes períodos de inatividade. No dia 22 de julho de 1951, um voo duplo levou dois cães; mas foi a cadela Laika o primeiro terrestre a entrar em órbita - os voos até então eram sub-orbitais. A cápsula que levou a cadela não foi projetada para retornar e acabou incinerada  no processo de reentrada na atmosfera.

     Em 1963, a França enviou o primeiro felino ao espaço, o gato Félix; algumas fontes afirmam que o gato era fêmea, chamada Felicette.

     Duas aranhas foram enviadas ao espaço pela Nasa cujo objetivo da missão era observar se as aranhas seriam capazes de tecer uma teia no espaço, o que de fato foi possível. Uma morreu na estação espacial, enquanto que a outra morreu durante a reentrada na Terra. Os corpos das duas estão em exposição no Museu Smithsoniam, em Washington.

Próximos à Lua

     Os primeiros seres terrestres que chegaram próximo à Lua foram duas tartarugas. Em 1968, o programa especial da União Soviética enviou ao espaço uma nave para contornar o satélite e em seguida retornar. Mas elas não estavam sozinhas; tiveram a companhia de minhocas, plantas e bactérias. Em 1970, foi a vez de dois sapos-boi irem ao espaço para uma viagem de seis dias para analisar o efeito da gravidade zero, e numa cápsula devidamente climatizada. Os anfíbios retornaram são e salvos. E os porquinhos-da-índia foram enviados ao espaço junto á répteis, ratos e um cachorro. No entanto, os animais morreram ao retornarem à Terra.

Fonte: Airway - Tudo sobre aviação

Nenhum comentário:

Postar um comentário