segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Câncer infantil: a importância do diagnóstico precoce

Se diagnosticado precocemente, as
chaces de cura varia em torno de 70%
     Com o objetivo de conscientizar pais e responsáveis no mundo todo, hoje, 15 de fevereiro, é o Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil, além de valorizar a luta dos pequenos para superar a doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, para este ano, estão previstos 12.600 novos casos em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

     Atualmente, a doença é a principal causa da morte de pessoas nesta faixa-etária. E o diagnóstico precoce é de fundamental importância, por isso, pais e responsáveis devem ficar atentos a quaisquer mudança na saúde dos filhos, prestando atenção em alguns sintomas que podem estar associados ao câncer. Alguns deles são palidez, manchas roxas sem relação com machucados, febre, dor abdominal e urina com sangue, entre outros. 

   O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os do sistema nervoso central e linfomas.

     Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Fonte: Inca

Nenhum comentário:

Postar um comentário