sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

LER&SER: Livros que falam de Carnaval

      Em O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro, Felipe Ferreira aborda a historia do Carnaval desde seu surgimento, na Idade Média, até o advento da Internet, passando pela organização da festa nas principais cidades do País. 

    Traça um amplo e surpreendente painel da cultura brasileira e contém informações inéditas e análises capazes de agradar tanto ao estudioso compenetrado quanto o folião mais animado.

      Primeiro romance de Jorge Amado, O País do Carnaval, faz um retrato crítico e investigativo da imagem festiva e contraditória do Brasil, a partir do olhar do personagem Paulo Rigger, um brasileiro que não se identifica com o País. 


      Filho de um rico produtor de cacau, Rigger volta ao Brasil depois de sete ano estudando direito em Paris. Num retorno marcado pela inquietação existencial, ele se une a um grupo de intelectuais de Salvador, com o qual passa a discutir questões sobre amor, política, religião e filosofia. 

     Dúvidas sobre os rumos do País o ocupam o grupo. O protagonista acredita que a festa popular mantém o povo alienado. Mestiçagem e racismo, cultura popular e atuação política são alguns dos temas de Jorge Amado  que aparecem aqui em estado embrionário.

      Tragédia carioca que transporta para um cenário tipicamente brasileiro o mito de Orfeu, filho de Apolo, uma das histórias mais emblemáticas da vasta mitologia grega. Imerso em sofrimento depois da morte da amada Eurídice, o músico Orfeu vê-se incapaz de entoar suas canções, pois os sons melodiosos e tristes de sua lira não o consolam da perda do grande amor.

      Desesperado, Orfeu decide descer ao Hades (o reino dos mortos) para trazer Eurídice de volta à terra.

      O Jovem Noel Rosa é uma biografia romanceada sobre os anos de formação do Poeta da Vila Isabel, um dos maiores compositores da nossa música popular, tendo como pano de fundo os acontecimentos históricos  mais notáveis do Brasil das décadas de 20 e 30. 

     Noel tinha na irreverência sua marca registrada, e o bom humor era a sua arma sempre pronta para disparar em todas as direções, e às vezes contra si mesmo - já que ele não se levava tão a sério. Boêmio incorrigível, levava uma vida desregrada e pouco recomendável para sua saúde debilitada. 



     

      A obra traz passagens da vida deste célebre poeta da música popular brasileira. Seu nascimento no bairro de Vila Isabel, sua infância e juventude, episódios da época em que estudou no colégio São Bento, seus amores, seu encontro com a música, sua vida boêmia e tantos outros fatos da vida desse ilustre compositor. 

     Este livro recebeu a chancela de Altamente Recomendável do Instituto Brasileiro  do Livro Infanto-Juvenil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário