quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

LER&SER: Fun Home: uma tragicomédia em família - Alison Bechdel



História em quadrinhos com comédia, drama e conflitos. Fun Home - uma tragicomédia em família (ed. Todavia) é tudo isso e muito mais. Por meio de desenhos enquadrados em páginas, Alison revisita a sua história em família, no que tange seus conflitos internos e externos. E é quando o leitor se percebe como um espião numa sessão de análise em que Alison assume também o papel de analista. A escritora está a vontade para contar para si e para quem a acompanha, ainda que pela leitura, sua visão de todos ao seu entorno, principalmente seu pai, com quem trava duras batalhas com uma negação, em vão, de não se reconhecer nele. É no pai que Alison existe, se descobre, e se percebe. Mas não há uma identificação de gostos e interesses, mas no próprio ser pai.

A escrita de Alison é envolvente e nos faz viajar, em todos os sentidos. Conhecemos uma Europa afetiva e o pequeno vilarejo estadunidense com sua peculiaridade, onde cresceu mas que a sufocam, Alison quer mais. 

Aprendemos sobre a singularidade da morte que está ali presente em vida, seja com os seus mortos ou os ocupantes daqueles caixões que vê no cômodo ao lado, desde tão pequena, é a menina que cresceu no meio dos mortos, assistindo desde o pai lidar com os corpos frios no trabalho realizado na funerária da família, daí o título do livro. Não é uma casa divertida - até é num íntimo próprio de ser - mas uma casa fúnebre, embora alegria e tristeza convivessem com certa razoabilidade.

Há uma mãe, e é através dela que a escritora vê um feminino com o qual ela, Alison, não se identifica. Há dois irmãos, coadjuvantes de sua história. Há a primeira namorada, e um reconhecimento de um desejo latente e reprimido. Como bem apontou a New Yorker Magazine, "é um dos melhores livros de memória da década". Um livro fluídico, de uma materializada sessão de terapia em papel com todos os dramas que lhe cabem, por que não?

Texto: Elisa Marina


Nenhum comentário:

Postar um comentário