sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Triste vida de solteiro?

Não é difícil imaginar o quanto muitas pessoas acreditam que ser solteiro seja uma condição associada a uma vida triste e depressiva. Também pudera, a etimologia da palavra denota a isso. Do latim "solitarius", ou "só", definem os dicionários como "aquele ou aquela que AINDA não casou". Percebem que o termo "ainda", no imaginário popular, é aquele que por enquanto está solteiro, mas algum dia irá se casar. E saber que, por volta do século XVIII, definiam o solteiro como aqueles que viviam soltos e livres do jugo do matrimônio. Uma opinião nada favorável do casamento. 

Fato é que a associação aos tais "soltos e livres", perdura até hoje. Não, nem todos os solteiros estão soltos e livres a ponto de colocar em risco matrimônios alheios. Não, os solteiros não estão disponíveis ou desesperados a procura de um relacionamento. Não, os solteiros não carecem, a todo instante, ser apresentado a outro solteiro, para que este solteiro sinta-se completado. O solteiro não é o coitado. O solteiro não é o objeto sem-graça no canto da sala-de-estar. 

Sociedade, não é necessário lembrar o solteiro que ele é solteiro. Ele sabe que ele é solteiro, ainda mais quando vai ao supermercado. Por isso, indústria alimentícia, o solteiro carece de embalagens menores. Quem aguenta comer por dias pão-de-forma? Porque a embalagem tamanho família e o prazo de validade obrigam os solteiros a consumi-lo rapidamente. O solteiro pode sim, dormir consigo mesmo. Sim, ele pode viajar com a sua companhia. Ir a bares, restaurantes, shows. E não é difícil imaginar o porquê. O solteiro sabe que sua felicidade depende dele amar a si prórprio, mesmo que futuramente apareça em sua vida outro igualmente solteiro. E ele sabe também que ser solteiro está muito longe de ser sozinho. 

Portanto, ainda que houvesse vivo um de nossos antepassados, daquele século XVIII, certamente espantaria-se com a livre, informal e popular definição da palavra solteiro nos dias de hoje. Solteiros são aqueles que pertencem à Sociedade Organizada Livre de Traições e Erros. Independência, sem Remorsos ou Obrigações. Que tal filiar-se a ela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário