quarta-feira, 28 de setembro de 2022

O artista brasileiro que causou desconforto e emoção na cantora Madonna

Em agosto desse ano, completou-se sessenta anos
da morte da atriz, modelo e cantora Marilyn
Monroe, morta aos 36 anos/Foto: Arquivo 
Pessoal
Envelhecer leva o tempo da própria existência. Em contrapartida, a partir de uma discussão mais filosófica, podemos considerar que o envelhecimento acontece desde o primeiro dia de vida. Já nossos olhos só irão perceber a velhice - no outro e em nós mesmos - através das marcas faciais acumuladas durante os anos. Esse é um processo que, de modo geral e natural, ocorre de forma lenta e gradual, para alívio de todos nós, sujeitos passivos da própria vida. E então, pouco a pouco, passamos a nos acostumar com o resultado da nossa aparência que se dá com o passar dos anos. Aceitar ou não esse processo já é de cada um.

Por essa razão, deparar-se de com a própria imagem com muitos anos a mais para além da idade atual pode causar espanto em qualquer um, principalmente nos vaidosos e apreciadores de procedimentos estéticos que prometem rejuvenescer a aparência com a redução das marcas de expressão. Motivo pelo qual o artista digital Hidreley Leli Dião achou por bem retirar do seu Instagram o resultado obtido a partir de fotos da cantora Anitta, até mesmo para não virar alvo dos fãs da artista, uma vez que seu trabalho consiste em envelhecer digitalmente fotografias.

Michael Jackson faleceu em 2009, aos
50 anos de idade/ Foto: Arquivo Pessoal

Tudo começou seis anos atrás quando Hidreley tinha que criar conteúdo para um site de entretenimento onde publicava seus artigos. Foi então que ele teve a ideia de envelhecer artistas mundialmente conhecidos, - astros e estrelas de Hollywood -, uma vez que sua especialidade era com o Adobe Photoshop, um software de edição de imagens. A primeira delas, Marilyn Monroe, não está viva para nos contar sua avaliação, mas a rainha do pop Madonna a princípio não gostou de ver uma foto sua (e sem filtros) com anos a mais do que os seus atuais sessenta e quatro anos de idade, respondendo a ele, Hidreley, com um emoji nada amistoso. 

No entanto, o que poderia até render-lhe um processo jurídico, acabou por aproximar a estrela deste botucatuense de 33 anos de idade. Hidreley recebeu da própria Madonna um pedido para envelhecer a foto da mãe morta há quase sessenta anos, e que hoje teria 89 anos de idade. “Foi surreal, incrível ter o reconhecimento [do meu trabalho] da Madonna. Me senti lisonjeado, orgulhoso. Sempre irei guardar [isso].”, comenta o comerciante do interior paulista, e que fica a 270 quilômetros da capital.

De um emoji de reprovação pela foto
acima, a um pedido afetuoso, assim
foi o contato entre Madonna e
Hidreley/Foto: Arquivo Pessoal
Hidreley entende que seu trabalho envolve muito mais do que técnica, mas afetos guardados, por isso julga ser gratificante saber da emoção que essas fotografias digitalmente modificadas causam nas pessoas que, até então, só tinham como lembrança uma imagem congelada do parente já falecido. Ele mesmo, por experiência própria, sabe o que isso significa, ao realizar o envelhecimento digital de dois tios falecidos há mais de vinte anos. Além disso, essa é uma técnica que pode ajudar na busca de pessoas desaparecidas, e então o que era apenas arte torna-se uma ferramenta de esperança. Em casos dessa natureza, Hidreley Dião abre uma exceção e executa a arte gratuitamente.

Em sua conta no Instagram é possível conferir todos estes trabalhos. Estão por lá um idoso Renato Russo, um envelhecido Patrick Swayze, e uma majestosa princesa Diana. Além de personagens de desenhos animados transformados em humanos, como a doce Bete de Os Flintstones, e a reconstrução da múmia do rei Tutmés IV, faraó da 18ª Dinastia egípcia. Em breve será possível conferir também e pessoalmente a arte de Hidreley Dião em uma exposição a ser realizada na cidade de Botucatu.

Texto: Elisa Marina

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário